Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Bragança - Pietà de José Rodrigues “enfatiza os traços de uma mulher transmontana”
Obra inaugurada durante a homilia em honra de N. Sra. das Graças, presidida pelo Cardeal Saraiva Martins
O dia 22 de Agosto de 2012 ficará como data de inauguração da escultura Pietà, de José Rodrigues, que passou a embelezar a Catedral de Bragança.
Na solene eucaristia das festividades em honra de Nossa senhora das Graças, padroeira da cidade, o Cardeal D. José Saraiva Martins, referiu, no início da homília, que a peça de arte então inaugurada, tem um significado peculiar neste dia e neste lugar, por estar na Catedral, Domus Ecclesiae, dedicada também ela à Mãe de todos os que peregrinam nesta Igreja particular.
Da autoria do escultor alfandeguense José Rodrigues, a Pietá é “fruto de uma aproximação ao Mistério por parte de um filho deste torrão transmontano”, afirmou D. José Saraiva Martins, acrescentando que a obra recolhe uma expressão da intensidade na relação com a Mãe de Deus e com o seu Filho Jesus”, no Qual se reconhecem “todos os que labutam e sofrem, os que investem a vida numa entrega de amor e encontram um colo aconchegado de carinho. Naquela Mãe, que enfatiza os traços de uma mulher transmontana, reconhecem-se todos os que são capazes de contemplar e aceitar a “vida em abundância” que continua a manar do altar da Cruz”, disse.
Contudo, a cena, “que começa por falar da morte, transfigura-se na vida ressuscitada que pulsa nas veias dos que aceitam viver segundo o Evangelho”.
O Cardeal havia começado por dizer que a diocese de Bragança-Miranda testemunha uma notável piedade mariana, pelo número de santuários marianos espalhados um pouco por toda a sua geografia, pela riqueza de tradições de cariz mariano que marcam a mais genuína piedade popular.
in:mdb.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário