As cadeiras, as secretárias e os quadros de lousa deram lugar a objectos ligados às lides domésticas e agrícolas. A antiga escola primária de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, foi transformada num museu rural.
As memórias de antigamente são reavivadas em cada recanto, onde os utensílios de outros tempos se impõem à vista dos visitantes.
O presidente da Junta de Freguesia de Sambade, Carolino Pimentel, realça que só foi possível concretizar esta obra com o empenho da população.
“Esta ideia surgiu mal entrei para a Junta de Freguesia e já estou no quarto mandato. Comecei a pedir as coisas às pessoas, que aderiram muito bem. Reuni as peças e como tínhamos esta escola livre e trouxemos os objectos para aqui. Agora gostaríamos de alargar isto muito mais”, conta o autarca.
Investimento de 300 mil euros
Aqui não faltam as charruas, as balanças de pesos ou as rendas que embelezam os lares antigamente. A começar pela junta de bois que dá as boas-vindas aos visitantes logo à entrada do museu, são inúmeros os objectos que não passam despercebidos, principalmente àqueles a quem lhe passaram pelas mãos.
O objectivo da Junta de Freguesia de Sambade é alargar o espaço deste museu, onde já funcionou uma escola com 150 crianças. A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, já tem um projecto para aquela freguesia, que contempla também a requalificação da Casa do Povo. No entanto, este investimento, de cerca de 300 mil euros, depende agora da disponibilidade dos fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário