Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Rota das Catedrais está parada por falta de dinheiro

O projecto envolve 25 Catedrais ou Concatedrais mas esbarrou na falta de financiamento.
Está emperrado e a aguardar viabilização financeira o projecto Rota das Catedrais fruto de um acordo de cooperação entre a Conferência Episcopal Portuguesa e o Ministério da Cultura, admitiu o secretário de Estado da Cultura, durante uma deslocação a Sendim, em Miranda do Douro, no passado dia 4 de Agosto.

“Há atrasos conjunturais, relacionados com a reprogramação dos fundos comunitários”, explicou José Mário Viegas, que garantiu que “o projecto não pode parar”, explicando ainda que estão a ser envidados esforços para que a situação seja desbloqueada em breve. “As coisas não avançam por falta de dinheiro, só por isso, não é por falta de vontade, nem falta de empenhamento”, sublinhou.
Anunciada com pompa e circunstância em Junho de 2009, a Rota das Catedrais, que incluiu a Catedral de Bragança, nomeadamente o novo edifício e a velha igreja da Sé, bem como a Concatedral de Miranda do Douro, ainda não saiu do papel, todavia José Mário Viegas assegurou que o projecto “está de pé”.

A Secretaria de Estado da Cultura está a renegociar o investimento, mas o governante deixou a promessa de que é uma iniciativa “decisiva e um dos projectos centrais para a área do património”. A Rota das Catedrais foi lançada pelo anterior Governo como forma de afirmação do valor religioso, histórico, cultural, simbólico e patrimonial das Catedrais portuguesas.
O projecto tem como objectivo devolver a estes monumentos uma atenção global e corresponsabilizante, assumindo-se como dinamizador de uma actuação concertada não apenas para acudir a situações de mais evidente degradação, mas sobretudo para alcançar a capacitação dos monumentos, através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação de valores patrimoniais inestimáveis.
Na Rota estão associadas várias Catedrais e Concatedrais, como a Catedral de Vila Real, a Sé de Elvas, a Sé Velha de Coimbra ou a Sé de Silves, num total de 25 edifícios religiosos.

Por: Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário