Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sábado, 15 de dezembro de 2012
Núcleo PROVE abre em Macedo de Cavaleiros
Abriu na quinta-feira o Núcleo PROVE de Macedo de Cavaleiros, projeto que possibilita a compra direta de produtos hortofrutícolas ao próprio produtor.
Implementado com 3 agricultores associados, o Núcleo PROVE está instalado na loja 7 do Mercado Municipal, aberto todas as quintas-feiras das 15h às 19h.
A iniciativa possibilita o acesso a um cabaz de produtos da época, com uma base de sopa, salada e fruta, distribuído com uma periodicidade escolhida pelo cliente. O processo é muito simples: o consumidor preenche a ficha de encomenda no sítio de internet do Município de Macedo de Cavaleiros ou diretamente no portal nacional do PROVE; escolhe 5 produtos que por alguma razão não pretende receber e escolhe o tipo de cabaz e periodicidade (semanal, quinzenal ou mensal) de entrega pretendidos.
Depois, é só levantar o cesto de produtos no Mercado Municipal. O cabaz pequeno de 5-6 kg tem um preço de 7,5€ e o cabaz grande de 7-9 kg custa 10€. “Esta semana temos um cabaz constituído por batata, cebola, abóbora, alho francês e couve lombarda para a sopa; couve rocha, salsa e alface para a salada; castanha, diospiro e maçã como fruta. Como produtos de substituição, caso o cliente não goste de alguns dos produtos base, temos bróculos, cenouras, couve bruxelas e espinafres”, diz-nos Marta Carvalheira. Esta produtora confessar ter uma “expectativa alta” com o PROVE. “Para já estamos a começar bem, com onze clientes inscritos. Temos dois clientes que escolheram uma periodicidade semanal, mas a maioria prefere uma entrega quinzenal.”
Diamantino Reis, de Corujas, é outros dos produtores. Confessa que manifestou interesse em juntar-se a esta iniciativa “desde que a Rede Social e a Desteque mostraram intenção em constituir aqui um núcleo. Fizemos uma visita ao núcleo de Paredes, onde aprendemos algumas coisas e a ideia aqui já não podia parar”, conta.
Para o agricultor o PROVE “é um complemento à minha atividade, garantindo uma comercialização de alguns produtos que de outra forma não conseguia vender.
Sabemos que estes produtos não são tão bonitos como aqueles que se encontram no supermercado, mas são de melhor qualidade, biológicos e mais saudáveis.” É esta qualidade que os clientes procuram. Irene Gabriel confessa ter-se juntado à iniciativa por “curiosidade, mas também por necessidade. Aqui temos acesso a produtos frescos, da época e de qualidade, muito melhores para a alimentação.”
O Vice-presidente da Câmara Municipal e Presidente da Desteque, Duarte Moreno, enaltece as vantagens do PROVE. “É uma possibilidade de gerar riqueza, pois é um complemento ao rendimento dos agricultores que aqui conseguem comercializar alguns dos seus excedentes, ao mesmo tempo que garante o acesso dos consumidores a produtos frescos e de boa qualidade, sem intermediários.”
A instalação no Mercado Municipal surge “como mais uma forma de trazer gente para este espaço. É indicado para este tipo de negócio e queremos aproximar as pessoas do mercado municipal com este tipo de iniciativas, bem como, a Feira Franca que decorre no primeiro sábado de cada mês com exceção do presente, que por ser mês de Natal, terá duas edições.”
Para se tornar cliente do PROVE, aceda a www.cm-macedodecavaleiros ou www.prove.com.pt.
in:noticiasdonordeste.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário