Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto de Voluntariado está a nascer em Alfândega da Fé para apoiar idosos isolados

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé está a fazer um levantamento dos idosos que vivem sozinhos no concelho. O objetivo é avaliar as reais condições de vida destas pessoas, ao mesmo tempo que se criam os mecanismos e respostas para as situações de risco identificadas.
Os dados do último recenseamento da população alertaram para uma situação preocupante, 63% dos idosos do concelho vivem sozinhos e 41% tem um ou mais idosos como companhia. Atenta a esta realidade, a autarquia colocou no terreno uma equipa da Divisão de Desenvolvimento Social, que está a identificar situações e dar o encaminhamento necessário.
Nesta fase inicial os técnicos estão a realizar um inquérito/levantamento junto desta população. As primeiras conclusões mostram que nesta situação estão principalmente mulheres, com 70 ou mais anos. A maioria não tem telefone, nem sabe utilizá-lo. Não usam transporte público, pelas dificuldades de locomoção ou inexistência/ inadequação de horários. Muitas destas pessoas limitaram a sua atividade devido a quedas. A solidão e falta de apoio são das queixas mais frequentes.
Estes primeiros dados levaram à constituição de uma equipa que está a fazer a avaliação da segurança das habitações dos idosos para a prevenção de quedas, sensibilização destes munícipes para a utilização do telealarme e participação nas atividades do desporto sénior.
Noutro campo fomenta-se o espírito de vizinhança tão característico do meio rural transmontano. Neste sentido e com o objetivo de minorar alguns dos problemas identificados estão a ser constituídas equipas de voluntários nas freguesias. A ideia é conseguir formalizar uma espécie de bolsa de voluntários, que possa acompanhar e apoiar os idosos. Um apelo à participação cívica dos munícipes e ao estreitamento dos laços de solidariedade.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário