Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Idosa agredida em assalto

Uma idosa residente em Vale de Nogueira, no concelho de Bragança, foi agredida durante um assalto à casa onde reside.
Ao final da tarde da passada quinta-feira um vizinho terá visto um indivíduo a tentar forçar as persianas da habitação. Durante a noite entrou na residência de Ana Pereira, de 87 anos, que vive sozinha.  
A idosa estava a dormir e não se apercebeu da presença de estranhos em casa.Acordou quando o indivíduo foi ao quarto, já depois de lhe ter roubado 200 euros, e a tentou sufocar com a almofada. “Deu volta a tudo sem eu dar conta de nada até que encontrou uma carteira que tinha algum dinheiro”, conta, acrescentando que “foi ao quarto, deitou-me da cama abaixo e eu agarrei-lhe as mãos para me defender mas deitou-se em cima de mim, pôs-me a almofada na cara e disse-me: ‘hei-de abafar-te’.
O indivíduo, de etnia cigana, tem 44 anos e reside na mesma aldeia e já tinha feito mais investidas sem a idosa se ter apercebido. “Ele confessou na GNR que já tinha vindo cá mais vezes a buscar dinheiro, eu já me tinha apercebido que faltava mas pensei que era da minha cabeça”, refere Ana Pereira, salientando que “ele não vinha com boas intenções porque depois de ter o dinheiro ía embora, mas ele tentou abafar-me”. “Como estava às escuras, eu conheci-o pela fala porque ele é gago”, acrescenta.
O filho mais novo desta idosa veio de Lisboa para apoiar a mãe e mostra-se revoltado com a situação. “Neste caso aconteceu-lhe a ela mas podia ter acontecido a outra pessoa qualquer que à noite está sozinha”, afirma Álvaro Morais. “As autoridades têm de tomar outra atitude pois sabem perfeitamente que as aldeias estão a ficar desertas, têm de as visitar mais assiduamente para dissuadir as más intenções destes malandros”. 
Em Vale de Nogueira, a população está preocupada com a vaga de assaltos registada nos últimos tempos. “Anda tudo cheio de medo. Eu até me levanto durante a noite à janela a ver se vejo alguém por aqui”, refere Francisco Romariz. 
Também o irmão, Júlio Romariz considera que “não há segurança nestas aldeias e as pessoas já têm muita idade e sentem-se inseguras”.
Entretanto o homem foi identificado e detido pela GNR.Foi constituído arguido e presente a tribunal.
O juiz de instrução decretou-lhe o termo de identidade e residência como medida de coação.

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. Boa tarde a todos
    Um óla muito especial para a "Equipe" da maravilhosa Rádio Brigantia.

    Não os conhecia pessoalmente mas já tinha ouvido tecer os melhores e maiores comentários. São famosos no envolvimento do povo do Nordeste, são referência no trato e carinho dos ouvintes e especialmente os mais velhos, tal como a "nossa" Mãe ANA, esta já contou 87 primaveras no dia 03/08/2013. É verdade que ainda não escrevi aos altos responsáveis desta rádio para lhe agradecer a forma tão elegante, carinhosa e preocupada como me receberam, juntamente com o meu irmão Arnaldo. A cobertura jornalística foi de um profissionalismo e preocupação invulgares. Fico pois desde já e publicamente muito agradecido por tudo isso. Não são os idosos que estão "abandonados" pelos familiares, nem mesmo pelos vizinhos, estão sim abandonados e deixados à sorte por aqueles que lhe "comeram" o fruto dos melhores anos de vida em impostos e mais impostos, recebendo muito pouco em troca. Agora que já não "produzem" e que mesmo assim são os únicos a marcar território nas poucas aldeias vivas, deixam-nos à mercê dos ladrões, malfeitores, bandidos, gatunos, assassinos, vermes, parasitas de uma sociedade que me enganaram quando diziam que era uma DEMOCRACIA. Onde está essa D.... ou SocialD... ou sei lá o quê...
    Mas que agradecimento tenho que dar por me terem recebido nas Instalações da Rádio Brigantia. Mesmo em Lisboa, gritarei por todos os cantos anunciando o vosso trabalho em prol do POVO...
    Um grande abraço para todos...
    Álvaro Morais

    ResponderEliminar