Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 8 de setembro de 2013

Rostos e Pessoas do Hélder de Carvalho

Está patente no Parque Urbano de Murça a exposição "Rostos e Pessoas" que traduz muito do percurso artístico do Hélder de Carvalho. 
A mostra é constituída por escultura e pintura anteriormente acessível em outros locais e que agora visita esta vila. É uma vitrina para ver e perceber os últimos trabalhos do artista carrazedense em que se intui uma linha de continuidade, perspetivada em diferentes registos e texturas, mas, ao mesmo tempo, perenes de uma forte coerência. São rostos e pessoas, que marcam ou marcaram a cultura portuguesa, na representação artística do autor. Os registos a duas e três dimensões, modelados e pintados ultrapassam a mera representação da realidade, pois neles se descobre a inscrição do artista pela escolha de um ou mais elementos identificadores da personalidade retratada: um olhar, um gesto, uma postura, uma ruga, uma cor, uma sombra... A não perder, até porque pode ser o local mais perto em distância em que possamos ver esta extraordinária exposição. Se não formos testemunhar "Rostos e Pessoas", dificilmente compreenderemos a verdadeira dimensão artística de Hélder de Carvalho.

in:pensar-ansiaes.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário