O bispo da diocese de Bragança-Miranda retomou as visitas pastorais no Arciprestado de Miranda, visitando até ao dia 8 de Dezembro as comunidades cristãs no território do concelho de Miranda do Douro.
O Prelado passou por localidades como a Freixosa, Fonte d’ Aldeia, Vila Chã, Barrocal do Douro e Picote.Na sua passagem pelo Barrocal do Douro, localidade anexa à barragem de Picote, o bispo diocesano fez questão de celebrar a Eucaristia na capela local que é um dos símbolos do chamado “Moderno Escondido”.
O prelado habitualmente celebra a Eucaristia no decurso visitas pastorais, na sede da Paróquia, desta vez abriu uma “exceção”, justificando que foi uma forma de marcar de “modo sacramental a localidade, uma vez que a singular capela “é uma referência da arquitetura moderna” e do desenvolvimento que a barragem de Picote trouxe a Portugal.
Na sua passagem, o D. José Cordeiro fez questão de referir a obra do padre José Telmo Ferraz, recentemente homenageado na sua terra natal (Bruçó) pelo trabalho pastoral desenvolvido em prol dos carenciados e desprotegidos que trabalharam na construção do empreendimento hidroelétrico de Picote, em pleno Estado Novo.
“Para mim foi emocionante celebrar nesta capela e sentir essa memória viva, de bênção, de esperança, mas também de lagrimas e de tristeza e tudo aquilo que simboliza esta lugar”, referiu José Cordeiro evocando a obra magnífica do sempre lembrado padre Telmo Ferraz.
As populações das localidades visitadas não se fizeram rogadas e mostraram toda a sua afetividade ao bispo diocesano no decurso da sua visita pastoral que continuou na Igreja Matriz de Picote com a celebração da Eucaristia e do Crisma e a visita à Junta de Freguesia, ao Centro Social Paroquial, capelas e às várias instituições da comunidade, incluindo a fraga do Puio.
O ano pastoral em curso é dedicado ao arciprestado de Miranda, que é composto pelos concelho de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário