Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cantinas sociais de Bragança, Mirandela e Mogadouro são as mais procuradas

As cantinas sociais de Bragança, Mirandela e Mogadouro são as que têm registado maior procura.
As instituições estão a chegar ao limite do número de refeições contratualizadas com a Segurança Social, com o aumento do número de famílias a pedir ajuda para comer. 
O director regional da Segurança Social de Bragança garante que estas situações estão a ser acompanhadas. 
Martinho do Nascimento diz que a nível distrital a capacidade ao nível das cantinas sociais ainda está longe de ser esgotada, mas admite aumentar a capacidade sempre que necessário. “No distrito de Bragança, dos 18 protocolos que temos a nível de cantinas sociais, não temos de facto esgotada a capacidade instalada. Portanto, neste momento ainda há folga suficiente para contratualizar com as IPSS`s ainda mais. 
Provavelmente iremos reforçar as cantinas sociais referentes às zonas de Bragança, Mirandela e Mogadouro, onde estão a atingir o máximo. Mas de resto não atingiu ainda a capacidade máxima instalada”, salienta o responsável. 
Martinho do Nascimento adianta que o número de refeições protocoladas é revisto de acordo com as avaliações trimestrais efectuadas pela Segurança Social. “Neste momento a grande maioria está entre as 65 e as 80 refeições. Nós ainda temos a possibilidade de as contratualizar com 100. Iremos fazer isso para aquelas que neste momento esgotaram a sua capacidade. Mas isso pode e deve ser feito em função da transferência de outras que não têm a capacidade esgotada e até se verificou uma redução numa avaliação anterior”, realça Martinho do Nascimento. 
Em Bragança, a Santa Casa da Misericórdia é uma das instituições que aderiu ao Programa de Emergência Alimentar. 
O provedor, Eleutério Alves, garante que o número de pedidos tem vindo a aumentar. “Aderimos em Julho, com capacidade para fornecimento de 70 refeições e vamos protocolar para 100 refeições diárias. Neste momento já estamos a ultrapassar as 70 refeições. Fornecemos refeições famílias completas”, realça o provedor. 
Também a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança tem dado de comer a um maior número de pessoas. O presidente da instituição, Alcídio Castanheira, constata que a maioria dos pedidos de ajuda chegam de pessoas que perderam o emprego. “Nós temos 65 vagas para cantina social, mas normalmente temos sempre mais pessoas a usufruírem deste serviço. E na questão do refeitório social, também com 100 vagas, normalmente temos mais gente. Há sempre uma flutuação para mais, porque os utentes da cantina social são pessoas que ficaram sem emprego, a vida mudou de um momento para o outro e nós tivemos que apoiar de imediato”, afirma Alcídio Castanheira.
A Segurança Social pretende reforçar a contratualização do número de refeições com as instituições que têm registado uma maior procura já no início do próximo ano.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário