Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PROFESSOR QUER CRISTIANO RONALDO PARA “PADRINHO “ DA LÍNGUA MIRANDESA

Um professor e escritor de língua mirandesa defende que nomes mediáticos como Cristiano Ronaldo deveriam "apadrinhar" a língua mirandesa e que o internacional português tem aqui uma oportunidade de se tornar mais próximo "do povo ". 
"Esta oportunidade que é dada ao Cristiano Ronaldo tornava a imagem do futebolista mais ligada ao povo português e associava-se a língua mirandesa a uma figura mediática de relevo mundial", explicou Emílio Martins.
O professor, que também é músico tem mesmo uma canção didática que é apresentada aos alunos do pré-primário em que os sensibiliza para a importância da sopa na sua alimentação, em que está simbolizada a força que o jogador leva para dentro das quatros linhas a cada jogo.
"Come o caldo se queres ser como o Ronaldo", diz o refrão.
O vídeo tem já centenas de visualizações na rede social You Tube e é trauteado pelos alunos a cada intervalo ou na sala de aulas.
Emílio Martins defende ainda que um dos canais de televisão deveria apostar na transmissão de um telejornal, todo ele falado em mirandês, e transmitido a partir do concelho de Miranda do Douro.
O professor/escritor/músico e humorista defende ainda a criação de uma mascote que represente "a língua mirandesa dentro e fora de portas".
O professor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro é o autor de um conjunto de vídeos intitulados "Mirandês for Kids", transformando-se em Eimilho Pica para ensinar aos seus alunos os primeiros passos na segunda língua oficial em Portugal.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário