Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bragança-Miranda: Cáritas apoiou 11 mil pessoas

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda apoiou 11 152 pessoas em 2013, num total de 3404 famílias, e vai destinar a sua renúncia quaresmal deste ano para o apoio social da população.
“Porque a penitência quaresmal deve ser também externa e social, que não só interna e individual, proponho que a renúncia quaresmal seja a favor do atendimento social e caritativo da Cáritas Diocesana”, escreve D. José Cordeiro, bispo diocesano, na sua mensagem para a Quaresma de 2014, enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo o responsável, o número de pessoas ajudadas “aumenta significativamente” se for somada à atividade da Cáritas “a ação de tantas pessoas generosas e das Santas Casas da Misericórdia, das Fundações e Centros Sociais e Paroquias”.
A renúncia quaresmal é uma prática proposta pela Igreja Católica em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo diocesano.
D. José Cordeiro recorda, na sua mensagem, que a Quaresma é marcada na Igreja Católica pela “oração, o jejum e a esmola”.
“A Quaresma, na liturgia da Igreja, é um tempo de graça que convida insistentemente à conversão do coração a Deus que nos chama à santidade”, sublinha.
O bispo de Bragança-Miranda recorda que esta atitude representou, no início do Cristianismo, uma “resistência profética como alternativa cultural face ao individualismo hedonista pagão”.
“A sobriedade dos sinais exteriores é a nossa riqueza espiritual. A pedagogia da Quaresma, escolhida pela liturgia própria deste tempo, serve para educar na fé e na resposta à Vocação de Deus que nos chama”, acrescenta.
Neste contexto, a mensagem recorda o ‘Ano da Vocação’, que se assinala na diocese transmontana, propondo a oração pelas vocações.
O prelado anuncia que a Unidade Pastoral da Senhora das Graças, em Bragança, vai promover semanalmente um momento de encontro para “rezar a Palavra na leitura, meditação e contemplação”, nas cinco segundas-feiras da Quaresma.
A mensagem tem data de 23 de fevereiro, evocando os 450 anos da chegada do Beato D. Bartolomeu dos Mártires a Freixo de Espada à Cinta, regressado do Concílio de Trento.
A Quaresma, que este ano se inicia a 5 de março, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
“Este tempo favorável de memória do Batismo e de penitência alegre no caminho para a Páscoa, pode designar-se: O sacramento da Quaresma”, sublinha D. José Cordeiro.

OC
in:Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário