A 8 de Março as ruas de Vinhais vão pintar-se de vermelho. Sai à rua a procissão “Com mil diabos”.
O concelho de Vinhais é o único no País que abre e encerra as festividades cíclicas de Inverno, com inicio em Cidões, na festa da Cabra, a 31 de Outubro, culminando na Quarta-feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a sair à rua, depois do Carnaval.
A autarquia e o Agrupamento de Escolas de Vinhais, decidiu criar um novo evento, que prolonga esta tradição até sábado. O Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso, garante que esta festa tem uma identidade própria.
O evento tem início com uma missa de imposição de Cinzas, segue-se a procissão “com Mil Diabos” que acompanha uma Morte de 7 metros de altura até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas.
Roberto Afonso revela-nos alguns pormenores deste ritual.Para quem se atrever a “vestir a pele do Diabo” e participar em toda esta encenação serão disponibilizados fatos tradicionais dos Diabos de Vinhais.
Aos interessados basta contactar o Posto de Turismo ou o Centro Cultural de Vinhais.
Vinhais promete uma festa mágica a 8 de Março, numa organização conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, com a colaboração da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e da Companhia Filandorra.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário