Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Torre do Relógio | Câmara Municipal quer classificar edifício

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé pretende classificar a Torre do Relógio como imóvel de interesse municipal com a categoria de monumento. O objetivo é valorizar o edifício, garantido as condições para a sua preservação ao mesmo tempo que se contribui para a proteção da história e identidade local.
A importância deste imóvel do ponto de vista histórico e cultural levou também o município a definir uma Zona Especial de Proteção Provisória, de modo a delimitar um perímetro no qual existam restrições adequadas que defendam a valorização do imóvel em vias de classificação. 
A Torre do Relógio é, provavelmente, a construção mais significativa da identificação da Vila com o seu passado histórico. O edifício insere-se na zona mais antiga (ou histórica) da Vila de Alfândega da Fé, numa posição sobranceira, sendo visível de quase todos os pontos da sede do concelho. Julga-se que a Torre do Relógio esteja associada à antiga muralha do Castelo de Alfândega da Fé, tendo originalmente funções defensivas. Trata-se de um exemplo único no distrito, e raro a nível nacional, de uma torre de castelo adaptada para torre de relógio.
A classificação deste edifício é vista como uma mais valia e vai ao encontro do projeto existente para a sua conservação e restauro. O município submeteu recentemente uma candidatura ON.02 – Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial – Património Cultural –PC/1/2014 com este objetivo. A ideia é qualificar o imóvel e zona envolvente, de modo a que se possa assumir como um ponto de referência e interesse turístico. O projecto passa pela conservação e restauro da Torre, relógio e sinos, tornando-a visitável. Complementarmente, está prevista a conceção de uma exposição permanente explicativa da história e valor do imóvel no contexto da vila. 
A abertura do procedimento de classificação da Torre do Relógio como imóvel de interesse municipal, com a categoria de monumento, já foi publicada em diário da república.

Sem comentários:

Enviar um comentário