Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Presidente de Izeda pede apoio do Município de Bragança para evitar encerramento de serviços

Durante as comemorações dos 24 anos da elevação de Izeda a vila que decorreram ontem, Luís Fernandes pediu à Câmara Municipal de Bragança um entendimento com a de Macedo de Cavaleiros para que as crianças de aldeias próximas, mas que já pertencem ao concelho vizinho, possam estudar nesta vila. 
“Acontece uma coisa caricata nesta escola. Como sabem Izeda está no sul do concelho de Bragança e fica pegada com o concelho de Macedo de Cavaleiros. Os alunos do concelho de Macedo de Cavaleiros deslocam-se para o agrupamento de escolas da sede de concelho que fazem cerca de uma a mais de caminho, quando passam aqui em Izeda”, constata. Luís Fernandes sublinha que esta situação prejudica as crianças que perdem mais tempo no transporte. “As crianças ficam prejudicadas porque tem que se deslocar quando têm aqui uma escola em termos físicos e humanos com boas condições. Eu pergunto porque é que a Câmara de Bragança e a Câmara de Macedo não dão as mãos em defesa das crianças?”, questiona o presidente da União de Freguesias. 
O autarca considera que esta seria uma solução para evitar que a escola se junte à lista de estabelecimentos de ensino que encerrados por falta de alunos. Além disso, Luís Fernandes pede mais investimento na vila. 
Apresenta como solução para a falta de espaço na Feira do Folar e falta de condições para praticar desporto que se façam obras pavilhão desportivo da Escola Básica de Izeda. Para isso diz que já tem autorização da directora do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, só falta o apoio do município de Bragança. 
Luís Fernandes quer também avançar com o projecto de uma piscina pública que diz ser indispensável para proporcionar momentos de lazer não só à população da vila que aumenta com o regresso de emigrantes para as férias de verão mas também para os habitantes das aldeias vizinhas. 
A ouvir os apelos do autarca esteve o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança que diz que o município muito tem feito pela vila e que os novos projectos terão de ser apresentados e analisados para verificar a sua viabilidade. “Esta é a única vila que o concelho de Bragança tem e por isso ao longo destes anos todos o município tem apoiado a vila de Izeda. Requalificou-a. Hoje é indiscutível que a vila bonita com um sentido completamente diferente daquele que encontramos. É preciso apresentar os projectos, ver prioridades…
Os dinheiros são escassos e é preciso saber exactamente aquilo que queremos, aquilo que é um potencial para o desenvolvimento económico da própria vila e para isso podem contar sempre com o apoio do município”, garante. 
Quanto à questão do transporte escolar, Paulo Xavier disse ainda que esta “não é uma responsabilidade do município”, a quem compete garantir o transporte do concelho de Bragança, e que garante está a ser feito da melhor forma possível. 
O representante do município de Bragança acrescentou ainda que a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes está já a estudar a possibilidade de existir uma colaboração entre os municípios na questão do transporte escolar. 
Declarações à margem da Comemoração dos 24 anos da elevação de Izeda a vila, que decorreram ontem. Também Sendim, no concelho de Miranda do Douro celebrou ontem os mesmos anos de elevação a vila. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário