Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Produtores do Vale da Vilariça organizam-se para ganhar escala

Produtores do Vale da Vilariça juntaram-se numa organização para concentrar a produção frutícola. O objectivo é, através da combinação de meios, ganhar escala para comercializar a fruta produzida na região.
“O objectivo é juntarmos a produção para a ter melhor forma de a comercializar. Com isso os produtores também estão a ter benefícios ao nível da redução de custos. Os produtores concorriam entre si, o que não fazia sentido”,explica Fernando Brás, sócio da organização. Para já a organização engloba 18 produtores, dos concelhos de Alfândega da Fé, Vila Flor e Torre de Moncorvo, mas pode vir a aceitar outros que já se mostraram interessados em aderir. 
O fruto que vai concentrar a atenção da Organização de Produtores do Vale da Vilariça é o pêssego quer fresco quer desidratado. Uma forma de aproveitar os cerca 20% de produção que está a ser desperdiçada por não corresponder aos parâmetros de calibragem exigidos. Mas a azeitona está também na mira do agrupamento. O presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Fernando Barros, salienta que esta organização é também uma forma de poupar tempo na distribuição dos produtos. ”Desta forma podem ganhar escala e não perder tanto tempo como perdem hoje para entregar os seus produtos”, sublinha o autarca. 
A organização de produtores já apresentou a candidatura ao PRODER de um projecto no valor de 1 milhão e 100 mil euros. Uma verba que, a ser disponibilizada, servirá para construir uma unidade de armazenamento e criar uma rede de frio. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário