sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Via Sacra S. Damião de MoloKai: Soeima inaugura símbolo único no país

Soeima, Alfândega da Fé, vai ser a primeira localidade portuguesa a receber um símbolo que pretende homenagear a vida e obra de S. Damião de Molokai.
Trata-se da Via Sacra Missionária S.Damião de MoloKai. Esta Via-sacra é o primeiro símbolo público em Portugal, dedicado a este apóstolo dos Leprosos, que além de ser o Mártir da Caridade, foi um dos primeiros pioneiros do desenvolvimento sustentável.

A bênção e inauguração desta via Sacra vai ter lugar no dia 3 de agosto, pelas 11.00h, numa cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, integrada na Festa em Honra de St.ª Luzia , que acontece na aldeia durante este fim de semana. 

A instalação desta Via Sacra é um projeto único em Portugal, o único país da Europa ocidental onde não havia uma símbolo que representasse S. Damião de Molokai. A ideia partiu da Associação Mãos Unidas P. Damião – Portugal , mais concretamente do seu fundador, Mário Cordeiro, natural de Soeima e desde logo consegui reunir vontades que permitiram concretizar a obra. A esta iniciativa associou-se também a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, apoiando e concretizando a instalação desta via sacra ao ar livre. 

A VIA SACRA S. DAMIÃO DE MOLOKAI é composta por 14 estações, construídas em granito, praticamente numa peça única de 1,80m de altura, leva o título de cada momento da Paixão de Jesus e uma frase do S. Damião, alusiva a cada estação. Antes das 14 estações, ficará uma outra, um pouco maior e num formato de uma Igreja tradicional, onde será impressa a biografia de S. Damião de Molokai. No final das 14 estações, encontra-se o Calvário, onde ficará inscrita a frase de S. João: “ Não há maior amor do que aquele que dá vida pelo irmão.”

Esta frase resume bem o espírito e o trabalho de S. Damião de MoloKai. O Padre Damião foi um missionário católico belga da Congregação dos Sagrados Corações, venerado especialmente pelos habitantes do arquipélago do Havai e pela cristandade em geral por ter dedicado a sua vida ao cuidado dos leprosos de Molokai, no reino do Havai.

Para os católicos, o Padre Damião é o patrono espiritual dos leprosos e marginalizados. Foi beatificado em 1995 pelo papa João Paulo II e canonizado em 11 de outubro de 2009 pelo papa Bento XVI. Em Portugal a Associação Mãos Unidas P. Damião dá continuidade á obra deste missionário. 

Trata-se de uma instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública (IPSS) e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Com sede em Lisboa, tem como base a prestação de serviços de saúde, no entanto, o pilar da sua intervenção é a luta contra as doenças da pobreza, também chamadas as doenças tropicais: Tuberculose, Lepra, Malária, Cólera, Poliomielite e SIDA.

Em Portugal, a atuação centra-se na Luta Contra a Fome a Pobreza, através dos Centros Alimentares Mãos Unidas P. Damião espalhados pelo país e atua diretamente em situações de carência económica e exclusão social, concretamente com pessoas sem-abrigo, portadoras de deficiência, doentes de sida, crianças órfãs, prostituição feminina, mães solteiras e casais desempregados.

O dia em que é inaugurada a Via Sacra em homenagem a S. Damião, o fundador da Associação apresenta também o livro “ A Via Sacra Missionária S. Damião de Molokai”. Da autoria de Mário Nogueira, a obra pretende assumir-se como um suporte espiritual à Via Sacra estrutura física. A sessão de apresentação está marcada para as 18.30h, no largo principal da aldeia de Soeima.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário