Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Via Sacra S. Damião de MoloKai: Soeima inaugura símbolo único no país

Soeima, Alfândega da Fé, vai ser a primeira localidade portuguesa a receber um símbolo que pretende homenagear a vida e obra de S. Damião de Molokai.
Trata-se da Via Sacra Missionária S.Damião de MoloKai. Esta Via-sacra é o primeiro símbolo público em Portugal, dedicado a este apóstolo dos Leprosos, que além de ser o Mártir da Caridade, foi um dos primeiros pioneiros do desenvolvimento sustentável.

A bênção e inauguração desta via Sacra vai ter lugar no dia 3 de agosto, pelas 11.00h, numa cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, integrada na Festa em Honra de St.ª Luzia , que acontece na aldeia durante este fim de semana. 

A instalação desta Via Sacra é um projeto único em Portugal, o único país da Europa ocidental onde não havia uma símbolo que representasse S. Damião de Molokai. A ideia partiu da Associação Mãos Unidas P. Damião – Portugal , mais concretamente do seu fundador, Mário Cordeiro, natural de Soeima e desde logo consegui reunir vontades que permitiram concretizar a obra. A esta iniciativa associou-se também a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, apoiando e concretizando a instalação desta via sacra ao ar livre. 

A VIA SACRA S. DAMIÃO DE MOLOKAI é composta por 14 estações, construídas em granito, praticamente numa peça única de 1,80m de altura, leva o título de cada momento da Paixão de Jesus e uma frase do S. Damião, alusiva a cada estação. Antes das 14 estações, ficará uma outra, um pouco maior e num formato de uma Igreja tradicional, onde será impressa a biografia de S. Damião de Molokai. No final das 14 estações, encontra-se o Calvário, onde ficará inscrita a frase de S. João: “ Não há maior amor do que aquele que dá vida pelo irmão.”

Esta frase resume bem o espírito e o trabalho de S. Damião de MoloKai. O Padre Damião foi um missionário católico belga da Congregação dos Sagrados Corações, venerado especialmente pelos habitantes do arquipélago do Havai e pela cristandade em geral por ter dedicado a sua vida ao cuidado dos leprosos de Molokai, no reino do Havai.

Para os católicos, o Padre Damião é o patrono espiritual dos leprosos e marginalizados. Foi beatificado em 1995 pelo papa João Paulo II e canonizado em 11 de outubro de 2009 pelo papa Bento XVI. Em Portugal a Associação Mãos Unidas P. Damião dá continuidade á obra deste missionário. 

Trata-se de uma instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública (IPSS) e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Com sede em Lisboa, tem como base a prestação de serviços de saúde, no entanto, o pilar da sua intervenção é a luta contra as doenças da pobreza, também chamadas as doenças tropicais: Tuberculose, Lepra, Malária, Cólera, Poliomielite e SIDA.

Em Portugal, a atuação centra-se na Luta Contra a Fome a Pobreza, através dos Centros Alimentares Mãos Unidas P. Damião espalhados pelo país e atua diretamente em situações de carência económica e exclusão social, concretamente com pessoas sem-abrigo, portadoras de deficiência, doentes de sida, crianças órfãs, prostituição feminina, mães solteiras e casais desempregados.

O dia em que é inaugurada a Via Sacra em homenagem a S. Damião, o fundador da Associação apresenta também o livro “ A Via Sacra Missionária S. Damião de Molokai”. Da autoria de Mário Nogueira, a obra pretende assumir-se como um suporte espiritual à Via Sacra estrutura física. A sessão de apresentação está marcada para as 18.30h, no largo principal da aldeia de Soeima.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário