Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

BE questiona Governo sobre falta de aquecimento em centros de saúde de Bragança

O Bloco de Esquerda denunciou hoje a falta de aquecimento há dois meses na extensão de saúde de Izeda e noutras unidades do género do distrito de Bragança e quer saber quando o Governo prevê resolver a situação.

Os deputados João Semedo e Helena Pinto entregaram na Assembleia da República uma pergunta dirigida ao Governo a pedir explicações sobre a situação e a resolução do problema numa altura em que se registam temperaturas negativas nesta região.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) confirmou recentemente a existência de um problema com o aquecimento central na extensão da vila de Izeda (Bragança), adiantando apenas que foram distribuídos aquecedores para atenuar a situação até à resolução por parte da empresa responsável pela manutenção.

O Bloco de Esquerda (BE) defende que "a tentativa de colmatar a falta de ar condicionado com aquecedores tem permitido apenas debelar momentaneamente o problema, uma vez que este tipo de aquecimento não é suficiente para garantir o conforto térmico necessário para uma unidade de saúde".

Na iniciativa parlamentar dirigida ao Ministério da Saúde, o BE refere que "numa localidade onde as temperaturas no inverno são baixas, chegando mesmo a ser negativas, a inexistência de aquecimento causa fortes constrangimentos aos utentes desta unidade de saúde bem como aos profissionais que aí trabalham".

"Num momento em que a previsão meteorológica para os próximos dias aponta para nove graus de máxima e mínimas que chegarão aos três graus negativos, é crucial resolver este problema e garantir o adequado aquecimento desta extensão de saúde", acrescenta.

Os bloquistas consideram ainda inaceitável "que as pessoas que trabalham na extensão de saúde de Izeda o façam em condições de permanente desconforto e sujeitas a intenso frio" e que "os utentes, muitos deles idosos e crianças, tenham que aguardar consulta a tiritar de frio e serem assistidos também com desconforto térmico".

Para o BE, "esta é uma situação desadequada para todos que carece de resolução urgente" e "é também pertinente aferir se a falta de aquecimento estará a ocorrer noutras unidades" desta região.

Nesse sentido, o BE pretende que o Ministério da Saúde esclareça se tem conhecimento da situação exposta e quais os motivos da falta de aquecimento em Izeda e que medidas foram tomadas para resolver a situação.

Pergunta ainda para quando se prevê que o problema esteja resolvido e se se registam falhas no aquecimento em outras unidades de saúde do distrito de Bragança.

HFI // JGJ
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário