Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Castelo de Bragança é o tema da primeira exposição de fotografia de Rui Paulo

O castelo de Bragança é o tema da primeira exposição do fotógrafo brigantino Rui Paulo Pereira. O técnico de emissores de Radiodifusão desde sempre se interessou pela fotografia e há cerca de cinco anos que dedica mais do seu tempo a esta arte, acompanhado de uma câmara fotográfica profissional.
A profissão de Rui Paulo exige que percorra cerca de 10 mil quilómetros por mês, o que faz com que aproveite cada cenário para captar mais uma imagem. O fotógrafo admite que não sai de casa sem a máquina fotográfica. “A máquina e o tripé são indispensáveis. Já me aconteceu chegar a Mirandela e voltar a buscar a máquina porque me tinha esquecido. 
Ao andar por estas serras tão bonitas do nosso país, porque não fotografar zonas que são desconhecidas da maior parte das pessoas e mostrá-las e partilhá-las?”, questiona o fotógrafo. 
Rui Paulo afirma que cada fotografia é única e gosta do desafio de tentar fazer melhor. 
A paixão por esta arte não tem horário. Faça chuva ou faça sol o fotógrafo parte á descoberta de novas imagens, sobretudo na natureza, mesmo que isso implique levantar-se de madrugada. “Gosto sobretudo da natureza. Gosto de fotografar veados na brama e fora da brama, mas na brama é mais interessante. Consegui uma foto do lobo ibérico, que é uma foto muito rara. Foi uma foto daquelas…às cinco e meia da manhã, a chover torrencialmente, fui para o monte no meu abrigo e, por sorte, apareceu o lobo e consegui fotografá-lo”, conta Rui Paulo pereira. 

Além da natureza, o castelo de Bragança, o tema desta exposição, é outras das paixões do fotógrafo. “O castelo de Bragança é especial porque, para mim, é o castelo mais bonito do país. Eu conheço a maior parte dos castelos e para mim não há castelo mais bonito. Está muito bem conservado, está num ambiente em que se conseguem fotografias com os montes por trás, escondendo a civilização. Depois da minha mulher, a segunda coisa que eu vejo quando acordo é o castelo de Bragança”, confessa o fotógrafo. 
Rui Paulo começou como fotógrafo amador, agora dá formação na área da fotografia. A divulgação das fotografias foi feita sobretudo através da rede social Facebook, agora Rui Paulo tem também um site com as imagens catalogadas. 
A exposição “Castelo de Bragança” está patente até ao dia 3 de Março no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário