Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Investimento de 1,58 milhões de euros na reabilitação de património do Vale Tua

Em curso estão já as as empreitadas de requalificação na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, em Alijó, e na Igreja de Guide, Mirandela
Várias empreitadas, no valor de 1,58 milhões de euros, estão em curso no Vale do Tua, em Trás-os-Montes, para reabilitar património religioso em que se inclui o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos existentes em Portugal.

O Santuário do senhor de Perafita, em Alijó), no distrito de Vila Real, é o guardião deste espólio e faz parte do conjunto de ações a decorrer no âmbito do protocolo celebrado, em 2013, entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, divulgaram hoje os promotores.

As acções de reabilitação e valorização do património cultural são financiadas pela EDP, a concessionária da barragem em construção naquela zona, e contemplam oito imóveis dos cinco concelhos da área de influência da hidroelétrica, nomeadamente Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor.

De acordo com a informação divulgada, “a Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade coordenadora, competindo-lhe a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respetivo acompanhamento das obras, sempre em estreita articulação com os municípios.

Os imóveis a intervir foram selecionados tendo como critérios-base o valor patrimonial e a necessidade de reabilitação, segundo ainda os promotores.

Os beneficiários destas intervenções são a Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, e o Santuário do Senhor de Perafita, no concelho de Alijó, a Capela da Misericórdia de Murça, o sítio arqueológico do Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães; e as igrejas de Avantos, Abambres e Guide, em Mirandela.

Em curso estão já as as empreitadas de requalificação na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, em Alijó, e na Igreja de Guide, Mirandela.

Em fase de arranque está a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em Alijó, onde “está prestes a iniciar-se a primeira fase da intervenção, que contempla o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos (oferendas de devotos) existentes em Portugal”.

Esta coleção “é formada por 94 tábuas votivas de óleo sobre madeira e metal, datadas de 1758 a 1896”, de acordo com a informação disponibilizada.

A intervenção nestes santuária contempla, além da reabilitação física, a instalação de um centro interpretativo na Casa dos Milagres.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário