A beleza! É o foco principal do processo criativo do escultor Ricardo Tomás. A beleza transmitida através das múltiplas formas conseguidas nas pedras, está, agora em exposição, até 31 de outubro, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
“C’est L’Amour” é título da exposição, pois “o amor está ligado com a beleza. Pode-se amar qualquer forma, mas quando se ama, essa forma é bela”, diz Ricardo Tomás, para quem a beleza está também “nas diferentes reações que a pessoa terá ao ver a pedra, os sentimentos gerados ao verem as formas” que consegue através da pedra.
O artista, que trabalha essencialmente o mármore de Estremoz porque “os veios e os tons que cria não são uniformes”, rejeita tentar “transmitir algumas ideias ou mensagens filosóficas”, pretende “apenas” mostrar a beleza. E o que é mais belo? “As formas da mulher é o que eu acho belo. Nenhuma das peças tem o umbigo, porque a peça não tem mãe, tem um pai, não tem o cordão umbilical, não há necessidade, daí não ter o umbigo”, esclarece.
Duarte Moreno, Presidente da Câmara Municipal, ressalva o facto “de esta ser a primeira exposição de escultura, na nova forma de organização do espaço de exposições do Centro Cultural.” O autarca com o escultor “no tributo que faz à mulher e à beleza. Quando o Ricardo Tomás diz que só consegue ver a beleza na mulher, tem razão, apesar de haver mais beleza além da mulher, como é a beleza natural, da mãe Terra, mas também aí se fala no feminino.”
A exposição de escultura abriu ao público este sábado, estando patente no Centro Cultural até final de outubro.
NI CM Macedo de Cavaleiros (Nélio Pimentel)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário