Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Director Regional de Agricultura defende aproveitamento das potencialidades das zonas fronteiriças

Os jovens que vivem nas zonas fronteiriças devem aproveitar as potencialidades geográficas para criar sinergias e apostar em negócios de produtos diferenciadores, dos dois lados da fronteira.
Esta foi a ideia defendida pelo director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, no Fórum Empreendedorismo Jovem Transfronteiriço que, durante dois dias, reuniu dezenas de jovens portugueses e espanhóis, em Bragança. “Hoje em dia, os jovens empresários espanhóis podem instalar-se em Portugal como se fossem portugueses e os jovens portugueses podem-se instalar em Espanha como se fossem espanhóis. Temos alguns projectos que mostram que existe uma transferência de tecnologia e know-how e dos objectivos económicos quer das empresas portuguesas, quer das empresas espanholas, que estão a beneficiar do mesmo espaço. Isso é muito importante para o futuro, na medida em que temos de procurar captar o máximo de sinergias, não só nos produtos tradicionais mas também nos produtos diferenciados, produtos IGP e DOP, que existem dos dois lados da fronteira. Isso é decisivo para a sobrevivência desses produtos”, considera Manuel Cardoso. 
Sara Arizaga tem 29 anos e veio da Galiza para conhecer as vantagens de instalar uma empresa em Portugal. A jovem desempregada gostava de desenvolver uma quinta pedagógica. “Gostaria de algo relacionado com o turismo, como uma quinta pedagógica para rapazes para que aprendam como funciona a vida no campo. Gostaria que fosse na Galiza, mas poderá ser também em Portugal”, confessou a jovem. Do lado português, alguns jovens empresários do distrito de Bragança deram a conhecer os seus projectos a quem ainda anda à procura de ideias. 
Pedro Rego, da empresa Go Wild, criada há pouco mais de um ano, veio dar o exemplo da implementação desta empresa em vários sectores de mercado. “Vim apresentar um caso de sucesso na implementação. A empresa está em quatro eixos de mercado, vamos entrar no eixo de turismo de natureza e estamos já implementados no eixo de venda a retalho de material fotográfico, prestação de serviços na área de imagem e fotografia de natureza e vida selvagem. Esperamos dar algumas dicas de implementação de ideias e partilhar a nossa experiência”, referiu Pedro Rego. 
O Fórum Empreendedorismo Jovem Transfronteiriço Bragança 2015 foi promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o NERBA, Associação Empresarial do distrito de Bragança. 
Dezenas de jovens, empresas e associações juvenis da zona transfronteiriça de Trás-os-Montes e Galiza sentaram-se à mesa para discutir os desafios do mercado actual e identificar oportunidades de negócio. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário