Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Marca de alheiras ligada a botulismo pertence a ex-Masterchef

A fábrica dos produtos fumados da marca ‘Origem Transmontana’ já se encontrava fechada antes de surgirem os três casos de botulismo relacionados com a ingestão de alheiras. Não foram aplicadas medidas cautelares, estando a decorrer uma investigação.
Este fim de semana foram retirados do mercado os produtos fumados da marca ‘Origem Transmontana’ pela associação a três casos de botulismo. Avança o i que as alheiras (produto em causa) eram confecionadas numa antiga escola primária reconvertida em fábrica de produtos regionais.

O negócio, sediado na aldeia de Paradinha Nova, distrito de Bragança, pertence a Luís Portugal, ex-concorrente do programa de televisão Masterchef.

“No mês de setembro de 2015 foram notificados três casos de botulismo alimentar, confirmados laboratorialmente, não tendo sido registado nenhum óbito”. É desta forma que começa o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicado este sábado no seu site.

Foi possível determinar em laboratório que a doença estava associada à ingestão das alheiras comercializadas pela ‘Origem Transmontana’ e as autoridades de saúde mandaram retirar imediatamente do mercado os produtos à base de carne e queijo da marca e aconselham a população a que não consumam estes produtos, mesmo os congelados.

Sublinhe-se que os três casos de botulismo alimentar registados este mês são superiores ao número de situações registadas em todo o ano de 2013 ou de 2012, segundo dados da Direção-geral da Saúde (DGS). Trata-se de dois portugueses e um turista, todos já fora de perigo.

Ainda de acordo com o i, a ASAE indicou que a fábrica já não se encontrava em funcionamento e que, portanto, não foi aplicada qualquer medida cautelar, estando ainda a decorrer as investigações.

“O botulismo alimentar é uma doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, resultante da ingestão de diversos tipos de alimentos, contendo toxinas formadas pelo Clostridium botulinumno do próprio alimento”, escrevia o mesmo comunicado da DGS.

in:notíciasaominuto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário