Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Contrato para ligação aérea Bragança-Portimão será assinado na próxima semana

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou hoje que o contrato com a empresa que vai assegurar a ligação aérea entre Bragança e Portimão nos próximos três anos, a Aero Vip, será assinado na próxima semana.
A adjudicação à empresa que apresentou a proposta para a ligação já aconteceu. Temos a expetativa de que o contrato seja assinado na próxima semana, disse Sérgio Monteiro, acrescentando que o regulador do setor, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, está a recolher toda a documentação para que o contrato seja assinado na próxima semana.

O governante, que falava antes de presidir à inauguração do novo Centro de Controlo Operacional do Aeroporto de Lisboa, admitiu que esperava ter a linha aérea operacional neste verão, mas referiu que esta só irá funcionar após o visto do Tribunal de Contas.

Segundo Sérgio Monteiro, depois de o contrato estar assinado, o documento será remetido ao Tribunal de Contas, para o visto obrigatório, e, por isso, não pode haver compromisso em relação a prazos para o início da exploração desta carreira aérea.

O Tribunal de Contas tem os seus próprios prazos. Não colocamos qualquer tipo de pressão positiva ou negativa. Só após o visto do Tribunal de Contas é que ela [a linha aérea] pode funcionar, nos termos do concurso, com o pagamento de uma indemnização por parte do Estado, sublinhou o secretário de Estado dos Transportes.

A empresa Aero Vip, do Grupo Seven Air, apresentou a única proposta para a exploração da ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, que vai unir o interior Norte ao Sul do país.

A Aero Vip foi responsável pela carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa até novembro de 2012, altura em que o Governo decidiu suspender a ligação, após 15 anos de voos ininterruptos.

A empresa faz também a ligação entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo desde 2014, tendo contrato válido até 2017.

O modelo de serviço público imposto para o transporte aéreo entre Bragança e Portimão, com escalas em Vila Real, Viseu e Cascais, visa, de acordo com o objetivo definido pelo Governo, estimular a mobilidade e a atividade económica entre regiões, de Norte a Sul do país, proporcionando melhores e mais rápidas acessibilidades entre os diferentes pontos do território continental.

Esta ligação, concessionada por três anos, fará pelo menos duas viagens diárias (de segunda-feira a sábado) de ida e volta no período de verão e uma no inverno, e contará com uma dotação orçamental total de 7,8 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário