Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Instituto Jean Piaget em Macedo de Cavaleiros investe na formação

Hoje, o Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros abriu as portas, não a caloiros do ensino superior, mas a 25 jovens, entre os 25 e os 35 anos, ao abrigo da Medida Vida Ativa. Os acordos de cooperação entre o IEFP e 25 universidade e institutos politécnicos do país, 7 do norte, foram assinados a 1 de julho, e começam agora a funcionar. O Piaget foi a única escola privada a norte a conseguir este acordo, numa lista onde o IPB de Bragança e a Utad também figuram.

São formações para licenciados na área das tecnologias de informação e comunicação, com a duração de 6 meses, 3 deles em contexto laboral, e que visam a posterior integração dos formandos nos locais de estágio, como explica Maria Helena Chéu, presidente do Campus Universitário Nordeste.

Com as candidaturas para o ensino superior ainda abertas, Maria Helena Chéu reconhece que nos últimos anos tem sido mais difícil captar jovens, mas refere que o Instituto Jean Piaget em Macedo de Cavaleiros nunca encerrou, tendo tido sempre alunos, quer em mestrado, quer a realizar estágios fora da instituição, o que não se verificou em Mirandela.

Maria Chéu acrescenta que há vontade de continuar a investir em Macedo de Cavaleiros. Para isso há já inscrições abertas para um curso de osteopatia, de 10 meses de duração, para bacharéis ou licenciados em áreas da saúde.

A aposta futura parece mesmo ser na formação, até para aumentar os postos de trabalho, que diminuíram em fevereiro, devido à requalificação nacional da instituição, e rentabilizar as estruturas existentes, como, por exemplo, os espaços para desporto, que já acusam os sinais do pouco uso. Há por isso abertas candidaturas para o Centro Para a Qualificação e do Ensino Profissional, para pessoas com menos habilitações escolares, em áreas como Ciências Informáticas, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Desporto ou Saúde.

Alguns destes cursos devem abrir em outubro. As instalações de Mirandela também vão receber formações, nomeadamente em Higiene e Segurança Alimentar e Implementação do Plano HACCP, e há vontade de descentralizar mais cursos pelo distrito de Bragança e Vila Real. Em Mirandela está ainda a ser que está a ser desenvolvido um centro de investigação agroalimentar, que neste momento está a candidatar um projeto no âmbito dos azeites aromatizados.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário