Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PS defende redução do IMI para as famílias brigantinas que só têm um filho

Os vereadores do PS na câmara de Bragança criticam o facto da medida que prevê a redução do IMI, a aplicar no próximo ano, não beneficiar as famílias com um dependente.
A medida nacional do IMI familiar prevê a redução deste imposto, até 10 por cento, para os agregados familiares com um dependente mas, o Município de Bragança vai reduzir o imposto apenas às famílias com 2 ou mais dependentes. 
O vereador socialista André Novo defende que a maioria das famílias brigantinas tem apenas um filho e que a medida deveria ser alargada a estas agregados familiares. “Esta é uma medida meramente demagógica. Se olharmos para os dados dos últimos Censos, vemos que a dimensão média das famílias do concelho de Bragança é de 2,5 elementos, o que significa que cada casal tem, em média, 0,5 filhos. 
Esta medida vai abranger poucas famílias, uma vez que a maior parte das famílias do nosso concelho tem apenas um filho. Estando previsto na lei a possibilidade de incluir uma redução de 10 por cento para agregados com um dependente, entendemos que essa proposta deveria ter sido apresentada”, considera o vereador. Na última reunião de Câmara foi aprovada a redução da taxa do IMI em 15 por cento para agregados com 2 dependentes e 20 por cento para famílias com 3 ou mais dependentes. 
A taxa de IMI em Bragança, para prédios urbanos, situa-se nos 0,32 por cento. Na prática, num imóvel avaliado em 100 mil euros, uma família com 2 dependentes tem uma redução de cerca 48 euros, e com 3 ou mais dependentes a redução ronda os 64 euros. No entanto, esta taxa pode ser alterada. 
Até ao final do ano, deverá ser aprovada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis a aplicar em 2016. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário