Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Posto de combustível espanhol mais próximo de Bragança é a escolha de muitos brigantinos

Numa altura em que os combustíveis subiram, há quem aproveite para ir a Espanha abastecer o depósito do automóvel.
Os mais de 60 quilómetros que se contabilizam numa viagem de ida e volta de Bragança a Sejas de Aliste não demovem dezenas de brigantinos que continuam a ir ao posto de combustível espanhol mais próximo atestar o depósito.
A diferença de preço por litro pode ultrapassar os 30 cêntimos na gasolina e os 26 cêntimos no gasóleo. Contas feitas, atestar um depósito de gasolina pode ser mais barato 18,60 euros no posto Avia de Sejas de Aliste e 15,60 euros, no caso do gasóleo. O que, para muitos, é motivo mais do que suficiente para atravessar a fronteira.
Armando Portela, de Bragança, refere que costumo ir a este posto “várias vezes”. “Por vezes venho de passagem mas também venho de propósito. Se for para fazer compras e atestar o depósito compensa vir a Espanha”, afirmou o brigantino.
Sílvia Morais, de Fermentãos, Bragança, refere que habitualmente compra “carne no talho em Espanha, porque compensa”. “Aproveito para atestar o depósito. Aqui, levam-se mais litros de gasolina com mais dinheiro. Compensa bastante”, diz. 
Em Portugal, o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) já subiu, o que provocou um aumento de seis cêntimos dos combustíveis. O Governo admite aliviar a tributação caso os preços acelerem, mas também deixa o alerta de que pode subir mais a fiscalidade com novas quedas. 
Previa-se que estes aumentos acontecessem em Abril, com a entrada em vigor do Orçamento de Estado, mas a medida acabou por ser antecipada, com a entrada em vigor da portaria que aumentou o imposto sobre os produtos petrolíferos. 
Confrontada com esta situação na sua passagem por Bragança, no passado sábado, a Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, referiu que o preço dos combustíveis não foi além daquele que era praticado em Dezembro do ano passado. “Em política é preciso fazer opções e, entre aumentar impostos directos ou indirectos, que tocam a toda a gente, como é o caso do IVA, o governo optou por aumentar alguns impostos indirectos, que se impunham. 
Mesmo com este aumento, vamos ficar, praticamente, com o preço que se praticava em Dezembro do ano passado. Haverá, praticamente, uma manutenção do preço da gasolina e do gasóleo. 
O governo criou um mecanismo para compensar estes aumentos, sobretudo no sector dos transportes, permitindo deduções fiscais no IRC”, referiu a ministra. 
Com os novos aumentos dos combustíveis, prevê-se também um aumento do número de portugueses a escolher os postos de combustíveis espanhóis para atestarem o depósito. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário