Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

A 30ª Feira de Artesanato e a Feira das Cantarinhas 2016 voltam a encher Bragança de tradição de 27 de abril a 3 de maio



O evento que se realiza entre os dias 1 a 3 de Maio, é considerada a maior feira da cidade e do concelho e quer continuar a ser um motivo de atracção de visitantes e de dinamização económica.
Já a feira de artesanato, que acontece entre 27 de Abril e 1 de Maio, e que vai na 30ª edição, será realizada no centro da cidade, tal como acontece desde 2014, altura em que regressou a esta zona. 
Uma decisão, que de acordo com Vítor Carvalho, presidente da Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, que organiza o certame em conjunto com a autarquia, tem contribuído para dinamizar a zona história e o comércio tradicional. “Nota-se uma diferença para melhor, porque há mais envolvimento das pessoas e dos próprios comerciantes. Ela saiu do centro, mas claro que o facto de ter havido esta abertura ou esta visão veio melhorar bastante até o dinamismo da própria cidade”, diz o responsável. 
As duas feiras vão envolver cerca de 500 expositores, sendo que 68 dos stands serão destinados à feira de artesanato, que tem no centro a peça de olaria que dá nome à feira e que o município quer valorizar. 
De acordo com Hernâni Dias, o presidente da autarquia, uma forma de o fazer será através do lançamento de um livro infantil sobre as cantarinhas típicas do concelho. “Estamos neste momento a produzir um pequeno livro infantil, precisamente alusivo à temática das cantarinhas. É um livro ilustrado, que pretende sensibilizar e apelar também à preservação, hoje como sabemos, isto é, uma actividade artesanal, que em bom rigor muita pouca gente quer dedicar-se a ela, é uma forma de percebermos que se calhar há futuro nessa actividade e talvez pudesse até gerar empregos no nosso território”, refere. 
A feira das cantarinhas representa um investimento de cerca de 30 mil euros por parte do município e da ACISB. 
Para além da exposição e venda de produtos, serão vários os dias de animação musical e as actividades lúdicas e recreativas para os mais novos, com destaque para um acampamento perto da feira de artesanato, dinamizado pelo Agrupamento de Escuteiros. Um programa que começa já na próxima quarta-feira. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário