Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Milhares de visitantes na Feira Medieval de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo regressou à idade média, nomeadamente ao reinado de D. Dinis, com mais uma edição da Feira Medieval que teve lugar nos dias 8, 9 e 10 de Abril.
Com o tema “D. Dinis, Poeta e Trovador” foram várias as recriações históricas e cantigas de amigo, escárnio e maldizer interpretadas no decorrer dos três dias. Destaque para o cortejo de chegada do Rei, que contou com a participação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo e de alunos e professores das escolas de Freixo de Espada à Cinta, Alfandega da Fé, Vila Flor, Mirandela, Carrazeda de Ansiães e Vila Nova de Foz Côa.

Digno de admiração foi também o espetáculo de assalto ao castelo, onde foi representada uma invasão castelhana a terras de Moncorvo. Foi ainda recriado o milagre das rosas, os desamores de D. Dinis, julgamentos no pelourinho, um casamento medieval e jogos medievais. 

Música medieval, teatro, saltimbancos, mendigos, ciganos e demonstração de armas foram outras das atividades que animaram os diversos espaços da feira.

Como era habitual na época não podia faltar um mercado medieval constituído por mais de 70 expositores incluindo artesãos, mercadores e taberneiros. Nas tabernas, local de convívio nos tempos medievais puderam-se apreciar os sabores da época.

Importa ainda salientar o empenho dos comerciantes do centro histórico em participar nesta viagem, vestindo-se a rigor e ornamentando as suas lojas e montras.

Os visitantes presentes nesta feira tiveram ainda a oportunidade de conhecer várias armas de guerra expostas, assim como os velhos ofícios da época e os diferentes acampamentos de D. Mendo, de Arqueiros e acampamento mouro.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e é caracterizada pelo envolvimento de toda a comunidade local, nomeadamente comerciantes, Agrupamento de Escolas, Agrupamento de Escuteiros, GNR, Dragon Force Torre de Moncorvo, Bombos Lousenses, Grupo Alma de Ferro Teatro, entre outros. A Feira Medieval teve um balanço bastante positivo, pois contou com mais de 1000 figurantes e milhares de visitantes.

NI-Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário