Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Manuel de Morais Magalhães Borges

Nasceu em Parambos, concelho de Ansiães (não declara o dia, mês e ano) e foi baptizado em casa, por necessidade, a 7 de Outubro de 1696; vereador da câmara municipal de Ansiães em 1734; escudeiro-fidalgo da casa real com moradia de 450 réis por mês, elevado a cavaleiro-fidalgo, com 300 réis mais de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia para o cavalo, por alvará de 26 de Julho de 1723, assente em 30 do mesmo mês e ano; filho de António de Magalhães e Sousa, natural de Parambos (e falecido em Marzagão a 7 de Janeiro de 1739), escudeiro-fidalgo da casa real, elevado igualmente a cavaleiro-fidalgo, por alvará de 10 de Maio de 1723, e de D.Maria de Morais de Mesquita, natural da Brunheda, freguesia do Pinhal, que faleceu também em Marzagão a 16 de Março de 1730. Ainda estava solteiro em 1734, mas tinha uma filha natural chamada Bernarda de Morais, que nasceu em Marzagão em 1721.
Que se dedicava a assuntos genealógicos, pelo menos os respeitantes à sua família, vê-se dos fólios 174 e 203 v. do Livro Genealógico adiante citado, onde se transcreve um largo estudo feito por Manuel de Morais Magalhães Borges, de que damos notícia ao fazer a descrição bibliográfica deste códice.
Era irmão de António Sousa Pinto e Magalhães, que também nasceu em Parambos, onde foi baptizado em 2 de Maio de 1692 (não indica o dia, mês e ano do nascimento), mas viveu em Marzagão, e por isso se diz António de Sousa Pinto e Magalhães, de Marzagão, um dos autores das Memórias de Ansiães.
Porque algo faz ao seu elogio, transcrevemos o seguinte período: «He este dito Manoel de Moraes Magalhaes Borges, aquelle mesmo grande homem que se atreveo, para bem do concelho, andar em Demanda com o Senhor D. Gaspar, Arcebispo de Braga, e tirar-lhe os Votos, que recebia no mesmo concelho de Anciaens».
Parece-nos que desta Bernarda de Morais, filha ilegítima de Manuel de Morais Magalhães Borges, nasceu o doutor António de Sousa Pinto Magalhães, de Marzagão, que, segundo se lê na Prefação das Memórias Etimológicas e históricas do concelho de Ansiães, publicadas em 1857, foi quem emprestou o manuscrito das Notabilidades Antigas e Modernas da Vila de Ansiães, que serviu de texto para as referidas Memórias. E do doutor António Magalhães é filha Antónia de Magalhães Barros, que ainda vivia em Marzagão, em 1924, nas casas que foram do doutor António de Sousa Pinto, reitor de Marzagão em 1765, e irmão de Manuel de Morais Magalhães Borges.
Escreveu: Notabilidades Antigas e Modernas da Vila de Ansiães. Uma cópia deste manuscrito encontra-se nos fólios 251 a 272 do Livro Genealógico Primeiro e Segundo Tomos Ano 1804, pertencente à família Aragão Lobo,de Freixiel. A este manuscrito se refere o Portugal Antigo e Moderno, no artigo «Vila Real».

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário