Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pedro Vicente da Silva Barreto de Morais Sarmento Campilho

Nasceu em Sobreiro de Cima, concelho de Vinhais, a 22 de Janeiro de 1825 e faleceu na sua casa de Vinhais a 14 de Maio de 1908. Estava aparentado com as famílias mais distintas do distrito de Bragança: Pavões, Pessoas, Pessanhas, Lagos, Morais Sarmentos, Pimentéis, Figueiredos e Montalvões.
Por mais de meio século foi o árbitro da política progressista no concelho de Vinhais, onde chegou a conquistar e a manter um prestígio e força política inabalável, que orçava pelas raias do fanatismo. Iniciou a sua vida pública como segundo oficial do governo civil de Bragança. Exerceu por várias vezes o cargo de presidente da câmara e administrador do concelho de Vinhais, procurador à Junta Geral do Distrito de Bragança e deputado às cortes na legislatura de 1858.
O Nordeste de 22 de Maio de 1908, descrevendo os seus funerais, insere também um longo artigo necrológico-biográfico a respeito deste homem que se tornou notável e lendário.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário