Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Miranda do Douro reclama reabertura do Serviço de Atendimento Permanente

O presidente da Câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, reclamou hoje a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde local, encerrado com a reforma da saúde de 2008.
Em declarações à agência Lusa, o socialista Artur Nunes disse que “há uma necessidade de rever os protocolos assinados entre o Governo e as autarquias relativamente a reorganização do sistema de saúde em todo o distrito e que ditou o encerramento de um conjunto de SAP, incluído o Miranda do Douro".

Para o autarca de Miranda do Douro “é tempo de fazer uma reavaliação ao estado da saúde no distrito de Bragança e equacionar, de uma vez por todas, a abertura dos Centros de Saúde durante o período noturno".

Ainda segundo Artur Nunes, o Governo não pode avançar com a atribuição de competências às autarquias, sem que em matéria de saúde não seja revista a dotação dos Centros de Saúde de médicos ou enfermeiros e a possibilidade de fazer exames complementares de diagnóstico, a fim de evitar deslocações aos hospitais regionais e nacionais.

"Pretendemos oferecer às populações que vivem em territórios do interior, uma maior proximidade com os serviços de saúde, já que há um elevado número de envilecimento populacional, e em alguns casos sem capacidade de mobilidade", indicou.

No caso de Miranda do Douro, as deslocações para Bragança, fazem-se algumas vezes por estradas espanholas devido ao traçado "sinuoso das rodovias portuguesas", que fazem a ligação à capital de distrito, disse.

No distrito de Bragança foram encerrados em 2008 SAP nos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais".

Na altura, o encerramento dos SAP levou a um conjunto de manifestações populares.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário