Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativas de Alfandega da Fé integrada na ULS Nordeste

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé passa a integrar o Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste. É o resultado de um acordo assinado entre a ULS Nordeste, a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé. Este era um projecto já em execução há 2 anos, do qual a ULS sempre foi parceiro mas que dependia do financiamento da Fundação Gulbenkian.
A autarca de Alfândega da fé, Berta Nunes, salienta a importância desta decisão. “Como o financiamento que durou 2 anos terminou, com este protocolo toda essa equipa vai continuar a trabalhar. É evidente que os cuidados paliativos são uma obrigação do SNS, a verdade é que não existiam no nosso território”, explicou.

O objectivo é proporcionar um atendimento multidisciplinar mais próximo, para responder às necessidades dos doentes. Através de acções dos vários parceiros, para que o apoio consiga abranger com mais proximidade, um número alargado de doentes e famílias.

Berta Nunes refere a importância deste serviço, para um grande número de pessoas. “Estamos a falar não só de doentes oncológicos, de pessoas com doenças do foro cardiovascular, por exemplo, insuficiência cardíaca em estado avançado e de doentes com demência, tudo doenças sem cura que precisam deste tipo de apoio”, esclareceu

A autarca salienta ainda a importância de um serviço multidisciplinar, já que “todas as situações vão ter uma equipa mais alargada que não tem apenas um médico e um enfermeiro, tem todos os outros técnicos que forem necessários.”

Com coordenação clínica, serviços médicos e infra-estruturas a cargo da ULS Nordeste, o financiamento do projecto, as despesas de manutenção e a formação de profissionais são da responsabilidade da autarquia. Cabe à Liga dos Amigos a disponibilização de alguns profissionais de saúde e de material geriátrico, bem como assegurar o transporte.

São agora 8 os conselhos abrangidos pela acção das unidades de cuidados paliativos da ULS Nordeste. Escrito por Brigantia.

Está ainda agendada para a manhã de sábado uma visita à feira do primeiro-ministro, António Costa. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário