Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Alunos de medicina levam cuidados de saúde a Freixo de Espada à Cinta

Melhorar as condições de saúde nas localidades do interior é o objectivo do projecto medicina na periferia que envolve 120 estudantes de medicina de todo o país que se dividiram em 14 equipas, por outros tantos municípios para fazer rastreios à saúde.
Um dos concelhos contemplados por este programa foi Freixo de Espada à Cinta, que pela sua localização está afastado dos hospitais de Bragança e Mirandela.

Com poucas iniciativas por parte das universidades para promover a participação dos futuros médicos no real ambiente de trabalho, as associações de estudantes de medicina promovem estas iniciativas de sensibilização dos alunos para o contacto com as populações.

Vasco Mendes, do 4.º ano de Medicina, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e natural do Porto, fala sobre a diferença entre a realidade a que estava habituado no Porto e a que encontrou em Trás-os-Montes.

“O facto de termos contacto com as pessoas destes municípios dá-nos uma perspectiva completamente diferente dos hábitos de saúde da população do interior, dá uma proximidade também diferente com o contacto cínico que temos com estas pessoas e dá a entender que são freguesias que têm cuidados de saúde em falta”, destacou.

Depois de recentemente terem sido anunciados os incentivos à fixação de médicos no interior para colmatar as carências, neste grupo de alunos poucos têm conhecimento dessas medidas.

Os alunos fazem um balanço positivo do tempo passado em Freixo e dedicado à população daquela localidade e garantem que a experiência os enriqueceu pessoal e profissionalmente pela relação de proximidade que conseguiram criar com a população, uma experiência que não teria a mesma intensidade num grande centro urbano. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário