Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Filandorra com "Março, um mês cheio de Teatro"

A animação Mil Diabos à Solta de Vinhais e a representação da peça À Manhã de José Luís Peixoto na abertura do Festival de Teatro de Alfândega da Fé marcaram o início do Março o mês do teatro, iniciativa desenvolvida anualmente pela Filandorra – Teatro do Nordeste para assinalar na região o Dia Mundial do Teatro que se comemora no próximo dia 27 de Março.
Durante todo o mês de Março a Filandorra vai “celebrar” o teatro, com uma programação variada e destinada a todos os públicos, num total de 30 espectáculos/animações em 13 municípios de cinco distritos da região (Braga, Bragança, Porto, Vila Real e Viseu). Do programa destaca-se a revisita, trinta anos depois da sua estreia, à peça Um Pedido de Casamento de Anton Tchekhov, agendada para o dia 08 de Março, em dois momentos distintos: às 15h00 no Centro Cultural Regional de Vila Real, no âmbito do Dia da Mulher e enquadrado nas dinâmicas de formação dos alunos das Universidades Seniores de Vila Real e Murça, e à noite, pelas 21h30, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa no âmbito da Festa da Amendoeira em Flor e dos patrimónios mundiais. 

Um pedido de Casamento é uma divertida comédia sobre o “falso casamento” que é o casamento aos olhos das classes privilegiadas da sociedade russa do século XIX. Trata-se de um dos primeiros espectáculos da Companhia estreado em 1986 no Centro Cultural Regional de Vila Real, que vai novamente “servir” de palco àquela que, depois de À Manhã de José Luís Peixoto, é a segunda revisita da Companhia aos espectáculos mais emblemáticos do seu reportório. Com encenação de David Carvalho, Um Pedido de Casamento conta no elenco com Bibiana Mota, Bruno Pizarro e Gonçalo Fernandes nos papéis que há trinta anos couberam a Elisa Lopes, Marcelino Lopes e Carlos Fraga, actores “pioneiros” do teatro na região sob a Direcção de David Carvalho. 

O ciclo de teatro para as escolas é outra das actividades de destaque neste Março o mês de Teatro, com os textos de Gil Vicente Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira a subirem ao palco das escolas de Celorico de Basto e Carrazeda de Ansiães nos dias 13 e 14 de Março. 

Para o público infantil a Filandorra tem agendadas três peças distintas para os palcos da “pequenada” como a História do Macaco de Rabo Cortado de António Torrado para Carrazeda de Ansiães a 15 de Março, Grilo Verde de António Mota para Ribeira de Pena no dia 24, e nos dias 29 e 30 de Março A Avó Leitura e o Baú das Histórias é apresentada em Vila Nova de Foz Côa e Penedono respectivamente, no âmbito da Semana da Leitura promovida por aqueles Municípios. 

Há ainda a destacar uma nova produção da Companhia, a terceira a revisitar no âmbito das Comemorações, Amor de D. Perlimplim com Belisa em Seu Jardim de Federico Garcia Lorca numa co-produção com o Conservatório Regional de Música de Vila Real a 22 de Março, que depois de Vila Real segue para os palcos de Sabrosa a 25 de Março, e Santa Marta de Penaguião no dia 27, municípios emblemáticos do “nosso” Douro, Património Mundial da Humanidade.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário