Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Melhoria nas estradas de Vinhais e Vimioso à espera do lançamento do projecto definitivo de execução

Vinhais e Vimioso ainda estão à espera das estradas prometidas, mas actualmente ambos projectos para os novos traçados que ligam a Bragança se encontram na fase que antecede o lançamento do concurso para a obra. No caso da melhoria da estrada EN103 entre Bragança e Vinhais, o traçado já foi definido e a próxima fase é a elaboração do projecto de execução de obra e a abertura do concurso.
Segundo informação disponibilizada pela Infraestruturas de Portugal ao autarca de Vinhais, Américo Pereira, as obras poderão começar ainda este ano.

“Já está definido um corredor e feito o estudo prévio e a empresa está em condições de lançar o projecto definitivo de execução, o que deverá acontecer agora, durante a Primavera, e aponta-se que possa haver obra no fim deste ano ou início do próximo”, refere.

Num esclarecimento enviado por email à Brigantia, a Infraestruturas de Portugal avançou que “a solução em desenvolvimento permite optimizar os custos de construção, maximizando a utilização do corredor da estrada existente com algumas rectificações de curvas e compreende ainda variantes aos aglomerados urbanos de Vila Verde e Grandais”.

A obra, que deverá ter um custo de entre 10 a 12 milhões de euros, vai ter ainda alguns viadutos e rectificação de curvas.

“Terá um traçado constituído por alguns viadutos, na parte em que é novo. Estão ainda previstas algumas retiradas de curvas e cumprindo os limites de velocidade haverá uma redução de qualquer coisa como 30% em tempo e também um pouco mais no número de quilómetros actuais”, explicou Américo Pereira.

Já no que diz respeito à melhoria da estrada entre Bragança e Vimioso, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), foi entregue na semana passada, devendo o documento em breve entrar em avaliação, conforme avançou o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo.

“O consórcio de empresas que ganhou o concurso para a elaboração do projecto entregou, na semana passada, a versão do estudo de impacto ambiental e neste momento a IP está a avaliá-lo estudo para numa fase posterior o submeter à aprovação das entidades competentes, como a Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF”, explicou.

O traçado definido prevê que o ponto mais sensível deste projecto será a construção da ponte entre as localidades de Carção e Vimioso, com cerca de três quilómetros, que vai ser alternativa ao actual traçado de 10 quilómetros por sinuosas curvas. Será também esta a parte a mais dispendiosa do projecto, que terá um custo. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário