Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 22 de abril de 2017

Cinco documentários sobre a revolução do 25 de abril de 1974

Por amabilidade de um dos nossos leitores, que efetuou a pesquisa de documentários disponíveis sobre o 25 de Abril no YouTube, O Notícias do Nordeste informa-o sobre a entrada (links) para cinco documentários essenciais à compreensão daquela que foi uma das mais belas e pacíficas revoluções do mundo.
Existe ainda um documentário considerado de fulcral importância para entender o sentido histórico desta revolução, mas apenas passou uma única vez na televisão, sendo que as versões disponíveis no youtube, devido a uma reivindicação de um titular de direitos de autor, a faixa de áudio foi desativada. O documentário "A Hora da Liberdade", emitido pela SIC em 1999, retrata os diversos acontecimentos que antecederam o golpe militar de 25 de Abril de 1974, abrindo as portas para a instauração da Democracia em Portugal. O filme, da autoria de Emídio Rangel, Rodrigo Sousa e Castro e Joana Pontes ainda pode ser visualizado em 5 episódios separados disponíveis AQUI. 

Num período de grande instabilidade é importante recordar que o Estado de Direito que assenta nos pilares essências da Democracia, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, nem sempre existiu. É uma conquista não muito antiga e que este ano, no nosso país, apenas comemora o 43º aniversário.

in:noticiasdonordeste.pt





Sem comentários:

Enviar um comentário