Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Exposição “Heranças, Vivências e Património Judaico em Portugal” é inaugurada amanhã em Bragança

A exposição “Heranças, Vivências e Património Judaico em Portugal” é inaugurada amanhã, dia 10 de maio, às 18h00, no Centro Cultural Adriano Moreira, sendo simultâneamente feita a apresentação do “Terra(s) de Sefarad - Encontros de Culturas Judaico - Sefardita.
A herança judaica, bem presente na cultura portuguesa e no nordeste transmontano, serve agora de mote a uma exposição no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, em Bragança. Promovida pelo Município de Bragança e pela Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, “Herança, Vivências e Património Judaico em Portugal” é o tema da exposição cuja inauguração está marcada para quarta-feira, dia 10 de maio, pelas 18h00, patente até 30 de junho. 

O momento de inauguração contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Presidente da Rede de Judiarias de Portugal, António Rocha, e do curador da exposição e investigador da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” da FLUL, Paulo Mendes Pinto, entre outras personalidades de destaque na preservação da cultura judaica em Portugal. 

Paralelamente à inauguração da exposição, será, também, apresentado “Terra(s) de Sefarad” - Encontros de Culturas Judaico-Sefardita, um evento internacional a decorrer em junho, de 15 a 18, em Bragança. 

"Depois de patente na Torre do Tombo, em Lisboa, a exposição, agora, em Bragança propõe uma viagem pela vivência dos sefarditas em território nacional, com o intuito de apresentar, de forma isenta, a história destas comunidades que tão importantes foram (e são) para a identidade nacional. O objetivo da exposição é divulgar a vivência dos sefarditas portugueses, percorrendo a história e identidade judaica desde a antiguidade até aos dias de hoje. A exibição é apresentada em módulos, tendo todos eles um grupo de informação em português e em inglês. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira – das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 21h15. Sábado – das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00", refere fonte da organização. 

Bragança é já detentora de dois espaços dedicados à história e memória da cultura judaica da região, onde se incluem o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano (CICS) e o Memorial e Centro de Documentação – Bragança Sefardita (Rua Abílio Beça), a inaugurar brevemente. 

A inauguração da exposição será antecedida por uma visita guiada (16h30) ao Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano pela Cátedra e arquiteta Susana Milão e uma visita pelos arquitetos ao Memorial e Centro de Documentação – Bragança Sefardita em obra (17h15).

Sem comentários:

Enviar um comentário