Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de maio de 2017

Rede Ibérica de Investigação de Montanha criada em Bragança

Um grupo de 20 instituições portuguesas e espanholas formalizou em Bragança, a criação da uma Rede Ibérica de Investigação de Montanha para estudar em parceria os problemas destes territórios.
A iniciativa partiu do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que desafiou outras instituições de Espanha e Andorra e foi hoje o anfitrião da constituição e as questões relacionadas como funcionamento e a agenda de investigação.

A presidência foi entregue ao CIMO que já faz parte da rede Portuguesa de Montanhas de Investigação e decidiu alargar o conceito aos vizinhos espanhóis, como explicou a investigadora Isabel Ferreira.

"Cada vez mais nesta área é preciso trabalhar em parceria para juntos poderem captar mais financiamento e construir equipas mais sólidas e com maior massa critica", afirmou.

Como existem várias montanhas na Península ibérica que "atraem muito interesse do cientistas e da investigação à volta desta temática", a investigadora defende que "faz todo o sentido abordar todas as questões relevantes para a montanha, que vão desde os problemas das alterações climáticas à floresta, o ambiente, setor agroalimentar, turismo, saúde".

O investigador Angel Penas, da universidade espanhola de Leon espera que esta rede "seja apoiada pelos governos português, espanhol e andorrano" e que esta parceria venha a abrir-se "a outras instituições portuguesas e espanholas também de caráter não científico, como empresas".

Angel Penas realçou como "particularidade a ter em conta" neste trabalho conjunto de investigação, "a forma como as montanhas estão a ser afetadas pelas alterações climáticas globais e como serão no futuro do ponto vista social e económico".

Tal como em Portugal, também em Espanha "há territórios bastante despovoados" e aqueles onde este fenómeno ainda não é tão evidente "correm o risco de, se a população não tivere meios, acabarem por ficar sem gente".

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário