Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

IPB assina protocolos de colaboração com Timor e Argentina

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Politécnico de Betano, em Timor, assinaram um protocolo de colaboração, que inclui a mobilidade de alunos, docentes e funcionários das duas instituições. A colaboração refere-se cursos nas áreas da produção animal, construção civil, agronomia e mecânica.
“Prevê o intercâmbio de alunos. Nós podemos receber alunos, em regime de mobilidade idêntico ao programa de Erasmus, do Politécnico de Betano e os nossos também podem ir para Timor com condições asseguradas em termos de alojamento e alimentação. A mesma coisa para os docentes e funcionários. Perspectiva-se ainda a vinda de professores de Betano que vão obter em Bragança formação a nível dos nossos mestrados”, explicou Sobrinho Teixeira, presidente do IPB.

O protocolo estende-se ao turismo através da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.

Num país em que o desenvolvimento económico depende muito da produção de petróleo, Abel Ximenes, vice-ministro da educação de Timor, considera que o turismo é uma aposta muito importante.

“Este sector é muito importante, não só para colocar produtos de Timor em qualquer parte do mundo mas também para recebermos visitas de todo o mundo. Queremos trabalhar para não estarmos tão dependentes do petróleo”, frisou o governante timorense.

Entretanto, o IPB protocolou mais duas parcerias internacionais, uma com a Universidade do Pará, no Brasil, e outra com a Universidade Tecnológica Nacional da Argentina. E para Sobrinho Teixeira estes acordos são resultantes da cotação do politécnico nos rankings de instituições de ensino.

“O IPB é uma bandeira a nível nacional e tudo o que aparece nos rankings está a dar fruto. Quatro vezes consecutivas como melhor politécnico e este ano estar entre as três melhores instituições a nível nacional acaba por ter repercussões”, afirmou o presidente do IPB”, salientou.

Depois das assinaturas dos protocolos com Timor e Argentina sobe para 65 o número de países com os quais o IPB tem parcerias. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário