Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Livro: «A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja» do Cónego Silvério Pires

Estamos no ano do centenário das aparições ou visões da «Virgem Maria, Nossa Senhora», em Fátima e o ilustre mirandelense e Cónego Silvério Pires teve a feliz ideia de apresentar um volumoso e belo livro sobre a «Mãe de Jesus Cristo» ou de «Nossa Senhora». Mas quem é este autor mirandelense? O Cónego Silvério Pires nasceu em Miradezes e a vocação levou-o aos seminários diocesanos de S. José de Vinhais e de Bragança. Em 1965, com 24 anos, já era sacerdote. Licenciou-se em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia de Salamanca e é uma referência canonista neste ramo do Direito. Foi Professor nos seminários da diocese (que corresponde a Professor Universitário).
O Revmo Cónego Silvério ocupou o segundo lugar na hierarquia da Diocese de Miranda e Bragança, como Vigário Episcopal, Capitular do Cabido e Presidente. Tem desempenhado as mais altas funções na diocese: Reitor do Seminário Maior, correspondente ao cargo de Presidente no Ensino Superior laico. Hoje está no topo das decisões de Direito Canónico da Diocese e do tribunal eclesiástico de Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Trasmontana, como Juiz Eclesiástico. Abordei desta forma o seu currículo porque o «Padre Silvério» (como é conhecido pela maioria dos mirandelenses), apesar de uma figura de porte altivo, é uma pessoa simples e humilde. Tem uma grande paixão pelo granito seja o perpianho ou peças trabalhadas.
O livro em capa cartonada de cor azul celeste, com uma belíssima imagem da «Imaculada Conceição, séc. XVIII», do Convento de Balsemão, é edição da Diocese de Miranda e Bragança. Esta obra mariana com quase 400 páginas é destinada à fundamentação de Santa Maria como pilar da Fé da Igreja Católica. No seu interior tem 14 belas fotos de raríssimas imagens, da nossa região, de Santa Maria, a saber: Sta. Ana e a Virgem Maria – Séc. XVI, na Senhora do Viso, em Vale Pereiro – Mascarenhas; Anunciação – Séc. XVIII – Igreja do Seminário de Vinhais; Nossa Senhora das Flores – Séc. XVIII – Igreja Matriz de Sezulfe – Macedo de Cavaleiros; Gruta de Nossa Senhora De Fátima – Miradezes (obra do Revmo Cónego Silvério) – Mirandela; Imaculada Conceição – Séc. XVIII – Igreja de Moredo – Salsas – Bragança; Nossa Senhora Dos Remédios – Séc. XVIII - Igreja de Vilarinho das Azenhas – Vila Flor; Nossa Senhora Do Rosário – Séc. XVIII – Igreja Matriz de Castrelos – Bragança; Nossa Senhora da Assumpção – Santuário Mariano do Cabeço de Vilas Boas – Vila Flor; Gravura do Missal Romano – Séc. XVIII, com a subida ao Céu de Nossa Senhora; Painel de Azulejos de N.ª Sra., Mãe da Igreja – Igreja Matriz de Miradezes (obra do Revmo Cónego Silvério); Nossa Senhora Do Rosário – Séc. XVIII – Igreja Matriz de Ala – Macedo de Cavaleiros; Campanário de Igreja – em que há ou havia o toque à oração do Anjo e das Avé-Marias ou Trindades; Imaculada Conceição – Séc. XVIII – Igreja Matriz de Frechas – Mirandela; Imaculada Conceição – Séc. XVIII – Igreja Matriz de Vila Flor.
O livro tem um registo biográfico de Maria com base nos Evangelhos, algumas bulas papais e todo o percurso de Ascensão na vida da Igreja Católica da Mãe de Jesus sendo o Concílio de Trento um dos principais marcos. Toda esta afirmação de Maria culmina com o dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX em 1854. É um livro com uma grande estrutura e narrativa dividido por dez capítulos e de grande oportunidade histórica, espiritual e cultural. O livro pode ser solicitado ao Revmo Cónego Silvério Pires ou à Diocese de Bragança.
É minha convicção que este belo e volumoso livro «A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja», para os que o desejam adquirir, que o façam quanto antes, porque se vai esgotar num ápice.
Parabéns ao Revmo Cónego Silvério por esta obra que nos enriquece e orgulha a todos os Católicos!

Por Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário