Aquela que é considerada a maior competição juvenil federada de Portugal reuniu, em Albufeira, na passada semana, de 4 a 8 de Abril, mais de 1200 atletas de todo o país.
Para Helena Gonçalves a passagem pelo evento faz repensar a estratégia de desenvolvimento da modalidade no distrito de Bragança.
“Nós achamos que temos que trabalhar de outra forma e trabalhar para a excelência e o caminho não está a ser esse. A participação na Festa do Basquetebol, em Albufeira, leva-nos a repensar a nossa forma de trabalhar”.
A presidente da ABB confessa que falta mais competitividade nos clubes, que resulta do facto de haver poucos praticantes de basquetebol no distrito. Recordamos que há apenas três clubes: Estrelas Brigantinas, Macedense e S.C. Mirandela.
“Para os nossos atletas é um sonho ir a este evento em Albufeira, mas como temos poucos todos vão, ou seja há pouca competitividade. Se tivéssemos mais atletas teriam que trabalhar para conquistar o lugar deles na selecção para este evento”.
Helena Gonçalves divide a responsabilidade de fazer crescer o basquetebol no distrito com os pais.
“O desporto é importante para a sociedade, para a vida de cada um de nós e para o nosso desenvolvimento. Se os pais tiverem esta consciência da importância do desporto na vida dos filhos, se os responsabilizar por estarem e pelos resultados do clube devem também ser os pais a responsabilizarem-se para que os filhos sintam isso desta maneira”.
Em Albufeira, a Associação de Basquetebol de Bragança fez-se representar por quatro selecções, duas femininas e duas masculinas nos escalões de sub-14 e sub-16.
A nível individual destaque para Pedro Gomes (Estrelas Brigantinas) que ficou no TOP 5 nacional de lançamentos e para Diogo Frutuoso (SC Mirandela) que ficou entre os melhores nos ressaltos ofensivos.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário