Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Na Aldeia de Montesinho: CASA DO ALPENDRE

A aldeia de Montesinho é um sítio encantador e de onde não dá vontade de sair.
Pequeno-almoço na Casa do Alpendre. Foto: Viaje Comigo
Claro que, no inverno, também não dá vontade de sair de perto da lareira, mas é mesmo assim o clima transmontano no meio do Parque Natural de Montesinho.

As casas da aldeia foram quase todas recuperadas. As paredes de pedra e os telhados de xisto tradicionais foram restaurados tal como antigamente. Tudo tão direitinho que parece uma aldeia de brincar. E aqui no meio está a Casa do Alpendre – fica a 25 quilómetros de Bragança e a 4 quilómetros da fronteira com Espanha por Calabor – Puebla de Sanabria.

A Casa do Alpendre tem, de facto, um alpendre de madeira virado para a rua principal. A casa abriu para o turismo, em agosto de 2014, e está decorada de forma contemporânea e equipada com aparelhos modernos. A casa tem dois pisos e cinco quartos: todos grandes e cada um com a sua casa de banho privativa.

Toda a casa tem aquecimento central e a sala tem um recuperador de calor a lenha, que transforma este espaço de convívio muito convidativo. Quando os dias estão mais quentes, pode aproveitar o barbecue que está no exterior para preparar as refeições.

E casa de turismo rural que tenha compotas caseiras, queijos regionais e a marmelada feita pela dona da casa conquista-me no primeiro dia. Havia compotas de amoras silvestres, colhidas em Montesinho, mel da região, pão tradicional e docinhos caseiros.

A Casa do Alpendre tem internet wifi (que funciona bem) mas o problema é conseguir ter rede portuguesa no seu telefone. Por exemplo, quando lá estive o meu telefone adotou a rede e a hora espanhola… e fez-me acordar uma hora mais cedo do que o que devia.

Aproveite para conhecer a aldeia, petiscar os enchidos locais no Café Montesinho, no centro, e partir daqui em caminhadas pelo Parque Natural. É um ambiente rural e natural fantástico.

Informações :

Casa do Alpendre, Rua do Cimo, 19, Montesinho, Bragança
Telefone: (+351) 962 328 697


Susana Ribeiro
Viaje Comigo

Sem comentários:

Enviar um comentário