Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Maior programa de financiamento de reabilitação urbana apresentado em Mirandela

O maior programa financeiro de reabilitação urbana criado no País foi apresentado ontem numa sessão de esclarecimento, em Mirandela e tem o nome de IFFRU 2020.
O IFFRU 2020 é um instrumento financeiro que tem como objectivo conceder empréstimos para reabilitar casas particulares e públicas. O valor do programa é de 1400 milhões de euros para conceder empréstimos e reúne diversas fontes de financiamento, quer de fundos europeus, do Portugal 2020, conjugado com fundos dos bancos parceiros.

Um instrumento importante para a cidade de Mirandela e para os cidadãos porque a zona histórica da cidade está bastante degradada, destaca a presidente do Município, Júlia Rodrigues. “Julgo que é um instrumento importante, até porque temos em Mirandela uma zona antiga bastante agradável. O município está preocupado com esta situação, até porque alguns edifícios estão de tal forma em ruína que põem em risco a segurança temos vindo a notificar os proprietários para fazerem obras de reabilitação dos edifícios, mas de facto os apoios são fundamentais para que as pessoas consigam reabilitar edifícios”, referiu.

Brevemente, o município de Mirandela vai apresentar uma candidatura a este programa. Na zona histórica a câmara municipal já sinalizou os edifícios em piores condições e em risco de queda. Também tem realizado um trabalho de sensibilização com os proprietários.

“Temos identificados edifícios em pior condições, que estão em risco de queda, que são a nossa grande preocupação. No papel de responsável da protecção civil municipal, temos vindo a assinalar esses edifícios. Todos os proprietários de edifícios degradados podem aceder a este instrumento financeiro”, destacou.

O programa abriu em Outubro e conta já com cerca de 600 pareceres como conta, Dina Ferreira, vogal do incentivo, um sinal muito positivo. “Para nós é um sinal muito positivo, porque são pareceres em à volta de 100 municípios. Também já temos 100 candidaturas formalizados, que já deram lugar a 25 contratos de financiamento que já estão a decorrer na ordem dos 123 milhões de euros de investimento, o que é muito significativo”, destacou.

Os empréstimos do IFFRU 2020 poderão ter a duração de 20 anos, com taxas de juro baixas a que se juntam benefícios fiscais no IMI, IMT e IVA. Destina-se à reabilitação de edifícios com mais de 30 anos e também são elegíveis despesas relacionadas com a eficiência energética do edifício, em casas situadas na Área de Reabilitação Urbana (ARU) e no Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU). 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário