Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Peça única de arte sacra para celebrar 500 anos de Santa Casa de Mirandela

Para assinalar o meio milénio de vida da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, 11 mulheres bordaram pequenos miosótis numa peça única de arte sacra que vão entregar à igreja da Misericórdia de Mirandela.
A Nossa Senhora das Misericórdias foi encomendada para ser adornada, após Manuela Gândara, uma das responsáveis pela oferenda, ter visto a que o artesão José Luís Silva Pires havia feito para oferecer em Roma ao Papa Francisco. "Falei com as outras pessoa do grupo, que nos juntamos a bordar, e fiz a proposta. 500 anos de Misericórdia de Mirandela, 500 anos que tem de ser marcados, e foi nesse aspecto e depois falei com a Santa Casa da Misericórdia. Escolhemos a flor de miosótis pelo seu significado e também escolhemos os fios com que bordávamos. Fios de seda porque Mirandela foi terra de seda, fio de linho porque Mirandela também foi uma terra de linho e algodão porque foi o que mais barato ficou. Foram 500 horas de trabalho", explicou Manuela Gândara.

São 500 miosótis, bordados em vários tons, que cobrem a parte exterior do manto de Nossa Senhora das Misericórdias mas a obra não fica por aqui... "Bordámos em vários tons, temos um manto com 500 miosótis, que são os 500 anos, 104 que são as 104 localidades do concelho de Mirandela, depois tem 11 flores brancas, na parte interior, à volta da cabeça, que somos as 11 pessoas que bordámos, tem 90 miosótis sob o vestido que são os 90 provedores conhecidos, com 52 miosótis, em tons de azul, que são as 52 semanas do ano, 58 miosótis pequeninos, à volta das imagens dos meninos, que são as pessoas da nossa família e três, no cinto, que são três membros do nosso grupo que já partiram", enumerou Manuela Gândara.

A peça, que será oferecida a dia 19 deste mês, na igreja da Misericórdia de Mirandela, é composta por miosótis, pelo seu significado, por fios de bordar em seda e linho, como homenagem a dois fios têxteis que muito se produziram no concelho e algodão, por ser o que mais se usava pelo seu baixo custo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário