Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de abril de 2019

NA FEIRA DO PÃO DE CAÇARELHOS (VIMIOSO) - O PÃO É REI E A GAITA JÁ É RAÍNHA

Como estão os leitores da nossa página? Nós estamos bem, graças a Deus.

No passado Domingo terminou a Quaresma, que são os quarenta dias que vão da Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Ramos. Segundo nos recordou a tia Neves, de Nuzedo de Baixo (Vinhais), estas sete semanas têm todas uma nomenclatura: “a primeira e mais pequena chama-se Ana, a segunda é a Bagana, a terceira é a Rabeca, a quarta é a Susana, a quinta é Lázaro, a sexta Ramos e à sétima na Páscoa estamos.”

No que diz respeito à agricultura, as nossas gentes andam nas podas e nas enxertias, pois os ‘escritórios’ ainda continuam alagados, mas parece que as geadas já ‘chamuscaram’ as orelhas às batatas.

Na última semana estiveram de parabéns a senhora minha sogra, a tia Sarinha (67), de Caravela (Bragança); a tia Catarina Freitas (84), também de Caravela; a tia Carmelinda (78) e o tio Agostinho (72), ambos de Vila Boa (Bragança); a tia Sílvia Morais (59), de Vila Nova de Monforte (Chaves); o tio Carlos Azevedo (58), de Penas Roias (Mogadouro); a tia Ilda (79), de Macedo de Mato (Bragança); a tia Ivete (38), de Paradela (Miranda do Douro); a tia Irene Machado (75), das Quintas da Seara (Bragança); a tia Lurdes Romão (72), de Laviados (Bragança) e a tia Maria Adelaide (68), de Estorãos (Valpaços). Para todos muitas felicidades e muitos anos de vida.

Desejamos a toda a nossa família e aos leitores desta página que Jesus ressuscite nos seus corações.

Uma Santa e Feliz Páscoa para todos vós.

Na aldeia de Caçarelhos, concelho de Vimioso, teve lugar no passado fim-de-semana, a XIX Feira do Pão. Este evento teve início no sábado, às 10 da manhã, com a recepção aos participantes do II Encontro da Literatura e da História, no PINTA (Parque Ibérico de Natureza e Aventura), em Vimioso, onde foi servido um pequeno-almoço tradicional. De seguida teve lugar a lição do burro, a oficina do escrinho e uma visita guiada ao PINTA. Já no campo da feira, no turismo rural, foi servido o almoço do encontro literário, animado pelo Grupo de Teatro da Escola Secundária Emídio Garcia, atingindo-se a lotação máxima de 105 pessoas. O encontro findou cerca das 15:30 horas e a partir dessa hora iniciou-se a concentração dos gaiteiros participantes no II Festival da Gaita de Foles, baptizado por «Festival Mais». Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Caçarelhos, Licínio Martins, o festival de gaiteiros tem este nome porque o objectivo era ultrapassar o número de mais de 100 gaiteiros a participar, o que foi atingido, justificando o slogan “mais de 100 gaiteiros”. Ainda segundo o autarca, como existem mais festivais de gaiteiros por toda a nossa região, este passa a ter o nome específico de «Festival Mais». Depois da concentração, teve lugar a arruada pelas ruas da aldeia, uma vez que eram muitos os grupos de gaita mirandesa e de gaita galega espalhados pelas diversas ruas. Houve visita aos fornos da aldeia, que a essa hora estavam acesos, pois as pessoas coziam o pão, os roscos e os folares para serem vendidos no Domingo na feira. À noite realizou-se o jantar dos gateiros, animado pelo grupo «Trasga». O final da noite foi deslumbrante com o desafio dos gaiteiros.

O dia de Domingo iniciou-se com o Especial Domingão da Família do Tio João, em directo das 6 às 10 horas da manhã. Já fazemos parte desta feira, porque este é o quinto ano consecutivo que estamos presentes a fazer a sua divulgação e promoção. É magnífico poder fazer o meu trabalho ao quentinho da lareira, num espectacular cabanal rústico em granito, onde as cozinheiras também prepararam o almoço, cortando a vitela de raça mirandesa para vários potes, dos quais alguns ultrapassavam os 50 litros. É sempre um programa com um cheirinho constante, muito apetitoso.

O nosso mata-bicho foi-nos proporcionado pelo casal ‘embaixador’ de Caçarelhos, o tio Luís Ventura e a sua esposa, a tia Ana Maria. Também a tia Maria Falcão e a tia São, entre outras, puseram as suas cordas vocais ao serviço dos nossos ouvintes, que também fizeram as suas participações telefónicas.

Às 9 da manhã realizou-se a cerimónia da bênção dos ramos e a celebração da Santa Missa.

Já na tenda da feira teve lugar a tradicional recepção às madrinhas e aos afilhados que quiseram participar. De referir que no ano passado houve 120 inscrições, mas este ano esse número foi superior. O resto da manhã foi animado pelas Pauliteiras de Miranda e às 13 horas realizou-se o almoço comunitário para cerca de 500 pessoas, com a gastronomia de marca desta feira, a vitela certificada de Raça Mirandesa, estufada no pote. Da parte da tarde actuou o Grupo de Pauliteiros de Palaçoulo (Miranda do Douro) e realizaram-se as já tão esperadas 8 chegas de touros de Raça Mirandesa, sendo este o momento mais aguardado pelos muitos entusiastas por estas lutas, que contaram com a participação dos melhores touros, campeões dos campeonatos de Bragança e Vinhais. A feira encerrou com a exibição do Rancho Folclórico de Vimioso. Resumindo e concluindo: foi um fim-de-semana e pêras! Obrigado ao presidente da junta e às suas gentes.

Tio João
in:hjornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário