Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

CIM-TTM reivindica investimentos estruturantes para o território durante audição Pública sobre o Programa

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) defendeu durante a audição pública sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030), que decorreu na Sala do Senado na Assembleia da República, a necessidade da inclusão das pretensões do território no campo dos Transportes e Mobilidade; Ambiente e Regadio neste Plano, enquanto fatores imprescindíveis para a dinamização socioeconómica dos nove municípios que integram esta comunidade intermunicipal.

Na audição, promovida pela Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas no âmbito da apreciação que esta entidade está a realizar à proposta do Governo sobre o PNI2030, participaram as entidades intermunicipais a nível nacional, representantes dos grupos parlamentares e os Ministros das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. 

A Comunidade Intermunicipal fez-se representar pelos Presidentes dos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes e pelo Primeiro Secretário. Na altura, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Artur Nunes, voltou a defender a inclusão de investimentos estruturantes para o território no PNI 2030. Recorde-se que a CIM-TTM tem vindo a reivindicar no campo da acessibilidade equitativa a requalificação da ligação de Vimioso (EN/ER 218) a Bragança (A4) Ponte sobre o Rio Maçãs e a requalificação da ligação de Vinhais (EN 103) a Bragança (A4). No que diz respeito à conetividade alargada – rodoviária esta Comunidade pretende ver concretizadas a ligação do IC5 a Espanha, a ligação de Bragança (IP2) à Puebla de Sanábria/Espanha e a construção de uma ligação entre Macedo de Cavaleiros e Vinhais com extensão a Espanha (Godinha-Galiza) com perfil de IP. 

A transformação do Aeródromo de Bragança em do Aeroporto Regional de Trás-os-Montes, a realização de um estudo para a construção de um corredor ferroviário entre o porto de Leixões e Zamora e criação de um centro de logística regional são outras das prioridades regionais no setor da conetividade alargada. 

Tendo em conta a importância da agricultura para a economia do território a CIM-TTM reivindica como estruturantes o aumento da área regada no território das Terras de Trás-os-Montes e a requalificação e/ou reabilitação de infraestruturas hidráulicas existentes. Para tal está a elaborar um Plano Estratégico para o Regadio. 

Quanto a novos investimentos, para a próxima década, no âmbito da energia e do ambiente a CIM-TTM defende para a região investimentos relacionados com a criação de sistemas de recolha de biorresíduos, com a reconversão da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, com a implementação de soluções de tratamento da designada “fração resto”, com o aumento de capacidade para a reciclagem multimaterial e de embalagens, em linha com a revisão em curso do PERSU2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) e com a criação de um Centro de Armazenamento de Energia.

Pretensões que foram também tema da reunião que os representantes da Comunidade Intermunicipal tiveram, no mesmo dia, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário