Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Seniores puderam ser universitários por um dia

Através de uma parceria entre a delegação de Bragança da Cruz Vermelha e o centro de dia de Quintela de Lampaças, 15 idosos desta aldeia foram universitários por um dia.
A actividade, que partiu de duas alunas da licenciatura em Educação Social, no politécnico de Bragança, e a fazer estágio na Cruz vermelha, proporcionou um dia diferente a estes seniores. Uma iniciativa aplaudida por quem saiu da aldeia e veio conviver e saber como é ser estudante.

“Acho bem para as pessoas se reunirem e é bom, para a gente ter num pouco de ânimo para sair de casa e conviver”, contou uma das participantes na iniciativa.

Outra das utentes do centro de dia destaca o facto de “com esta idade aprender coisas novas”. “Hoje vi coisas que nunca esperei ver, gostei muito”, afirmou.

Diana Monteiro, uma das alunas da organização, reforça que é com estas experiências que se promove o envelhecimento activo.

“Pretendemos promover o envelhecimento activo e dar uma nova experiência às pessoas da aldeia, que não têm muitas vezes oportunidade de vir à cidade e não conhecem o mundo universitário”, explicou.

Já Alicia Sousa, outra das alunas, sublinha que a iniciativa serve para praticar o que aprendem nas aulas. “Aqui temos muito o teórico, mas colocando em prática é que vemos a realidade e deparamo-nos com a mesma e praticamos aquilo que estamos a aprender”, afirmou.

Emília Oliveira, educadora social na Cruz Vermelha, conta que se pretende que se criem parcerias com mais entidades deste tipo. “A ideia foi tirá-los um bocadinho da monotonia. Isto é um bocado a nossa vitrine de mostrar que estamos disponíveis para criar outras parcerias e acho que é uma mais-valia trazê-los para o meio desta agitação”, referiu.

A parceria que a delegação brigantina da Cruz Vermelha tem com este centro de dia leva, a cada duas semanas, profissionais desta entidade à aldeia para actividades e experiências com os idosos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário