Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Preocupação com perda de alunos na escola marca comemorações do dia da vila de Izeda

Izeda, no concelho de Bragança, comemorou este sábado 29 anos de elevação a vila e as preocupações com o possível encerramento da escola básica de 2.º e 3.º ciclos marcaram os discursos na cerimónia.
O presidente da junta de freguesia de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes, diz que seria um duro golpe se a vila perdesse a escola, mas adiantou que, ao contrário do ano passado, deverá funcionar uma turma do 5.º ano. “Se a escola de Izeda tiver algum problema é a machadada final nesta vila, com a perda da escola Izeda deixa de ter qualquer protagonismo nesta região”, salientou.

O autarca continua a insistir na necessidade de os alunos de algumas aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros limítrofes de Izeda serem transportados para a escola de Izeda, devido à proximidade. “Continuamos a batalhar na questão dos alunos de Macedo de Cavaleiros, porque não faz sentido os alunos passarem aqui e irem para Macedo em circuitos prolongados. Falta os dois presidentes de câmara sentarem-se a uma mesa e conversarem um bocado. Estou disponível para promover esse encontro e mesmo ir a uma reunião da CIM para discutir esse assunto”, referiu.

O vice-presidente da câmara de Bragança, Paulo Xavier, presente nas comemorações não se comprometeu em assegurar o transporte dos alunos, mas mostrou abertura para trabalhar numa solução. “Tem de haver aqui convergência entre as duas câmaras municipais e tem também de haver responsabilidade da tutela, tem de autorizar, da nossa parte tudo faremos para que haja uma boa solução”, referiu.

A escola de Izeda perdeu o ano passado alunos do 5.º e 6.º anos, mas no próximo ano deverá ter uma nova turma e espera-se que sejam 45 os alunos entre o 5.º e o 9.º anos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário