No dia em que Sendim assinalou 29 anos de elevação a vila, “recebeu de presente” três obras que representam um investimento de 1 milhão e 650 mil euros. Segundo o presidente do município de Miranda do Douro, 2019 é o ano de maior investimento no concelho nos últimos anos.
A intervenção mais avultada foi a da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da vila do concelho de Miranda do Douro, que já entrou em actividade, e teve um custo de 1 milhão de euros, financiada a 85% pelo POSEUR.
“A nova ETAR, desta vila com cerca de 2000 residentes, vem resolver um problema efectivo de natureza ambiental, que se arrastava ao longo de décadas”, adiantou o autarca, Artur Nunes, que explica que a nova infraestrutura “permite o tratamento efectivo de resíduos, cumprindo a legislação toda, porque hoje as preocupações ambientais são muito grandes”.
O presidente da junta de freguesia de Sendim, Aquilino Ginjo, considera que se trata de um investimento estruturante para a vila, bem como a variante do IC5 e o troço de 15 quilómetros da ecopista da linha do Sabor, ou “carril de l praino”.
“Vamos ter um ecossistema e ribeiras mais limpos e um ambiente mais sustentável. A outra, havia uns que dias que trabalhava, outros não. Cada vez devemos apostar mais no turismo e se tivermos boa qualidade ambiental, mais gente atraímos ao concelho e à vila”, referiu o presidente da junta de freguesia de Sendim.
A variante de ligação do IC5 à vila teve um custo de cerca de 500 mil euros e a ecopista, inaugurada também sábado com uma caminhada entre Duas Igrejas e Sendim, em que participaram 250 pessoas, foi um investimento de 150 mil euros.
Neste caso, trata-se da segunda parte de um projecto supramunicipal, que quer ligar Miranda ao Pocinho. “O projecto de revitalização da linha do Sabor pode ser a espinha dorsal para fazer a ligação entre o Douro Internacional e o Douro Vinhateiro e para desenvolver projectos no âmbito do turismo”, fazendo a ligação, desde Torre de Moncorvo que foi o primeiro concelho a criar uma ecopista na antiga linha ferroviária, afirmou, o autarca.
O autarca de Miranda Artur Nunes afirma ainda que a limpeza do canal não pretende fechar a porta ao regresso do comboio.
Foi ainda inaugurado o espaço de cidadão na junta de freguesia que tem disponíveis vários serviços.
Para o próximo ano o presidente da junta Aquilino Ginjo já pediu que avance o projecto de um pólo industrial em Sendim e de instalação do matadouro intermunicipal na vila do concelho de Miranda.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário