Foi apresentada, ontem, a unidade de hospitalização domiciliária de Bragança.
Uma alternativa ao internamento convencional, que começa com cinco camas, mas espera-se que o número seja alargado para oito, libertando camas hospitalares, refere Delfim Rodrigues, Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária.
A libertação de camas hospitalares para “cirurgia, cuidados intensivos, doentes críticos, exames especiais e também para as grávidas”, são um dos motivos que levou a criar esta valência.
O apoio é dado 24 horas por dia, todos os dias da semana e a equipa médica estará com o doente cerca de 45 minutos. Esta valência permite salvaguardar as pessoas de problemas causados nos hospitais, como “as quedas, as infecções hospitalares e períodos de desorientação, que são muito frequentes, essencialmente na população idosa, e que acontecem por estarem internados num ambiente estranho”, explica Eugénia Parreira, directora clínica da ULS do Nordeste.
O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, relembra que este é um território envelhecido e, por isso, realça a importância da hospitalização domiciliária.
“No nosso território, como temos uma população muito envelhecida, esta equipa domiciliária, obviamente, é um bom serviço, que deve ser alargado, tendo em conta o número de pessoas que virão a necessitar deste tipo de ajuda”, acrescentou.
Esta valência está prevista para 25 hospitais do país, mas apenas está implementada, ainda, em 22 unidades hospitalares.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário